Funcionários da Diretoria de Planejamento e Gestão foram capacitados de 15 a 17 de julho
Cinco colaboradores da Diretoria de Planejamento e Gestão (DPG) foram treinados durante os dias 15, 16 e 17 de julho para manusear o VANT (veículo aéreo não tripulado), conhecido como drone, que foi adquirido recentemente pela diretoria. O equipamento será usado para fazer coleta de imagens do território de Suape, que serão processadas por um software e transformadas em mapas. A equipe foi capacitada para operar o drone, aprendendo a planejar os voos e executá-los. A aquisição do VANT faz parte da plataforma SuapeGeo - tecnologia de gestão de informações geográficas e estatísticas.
O treinamento contou com um módulo teórico, realizado no dia 15/07, no qual a equipe aprendeu sobre aeronavegação, estrutura, partes dinâmicas, rádio controle, características da aeronave e plano de voo. A parte prática aconteceu nesta quinta e sexta-feira (16 e 17) em Suape. Todo o conteúdo foi ministrado por Denis Hauffe, instrutor da empresa Horus Aeronaves. Participaram os colaboradores Gleidson Dantas, João Alexandre, Flávio Antão, Thiago Gusmão e Taneha Fidelis. Na próxima semana, a mesma equipe será treinada para fazer o processamento das imagens a partir de um software.
O drone é operado remotamente a partir do plano de voo, conectado a um notebook. O drone é de alta performance e será usado para mapeamento de grandes áreas geográficas, inclusive as regiões de difícil acesso. O equipamento tem um alcance de até 10 quilômetros a partir do ponto de decolagem, com autonomia de mais de 1 hora de voo e 120 metros de altura. A operação do VANT vai auxiliar a equipe da DPG a consolidar informações sobre o território de Suape e, dessa forma, ajudar, com assertividade, a tomada de decisões estratégicas.
"O VANT será usado para o mapeamento de alta precisão de grandes extensões geográficas, permitindo caracterizá-las em detalhes (até 3x3 cm - o tamanho do pixel no solo), respondendo às demandas de forma rápida. Precisamos aguardar o tempo de autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que gira em torno de 48 horas", comenta Gleidson Dantas, especialista em geotecnologia e coordenador de Informações Territoriais de Suape.