O desempenho da Empresa Suape - Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros voltou a ser destaque em avaliação da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) sobre a atuação dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. Em ranking divulgado nesta sexta-feira (17) sobre o Índice de Adequação ao Sistema de Controle Interno (IAS), Suape ficou em primeiro lugar, junto com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), ambas com 100% de execução dos 34 pontos de controle definidos para avaliação. Na segunda colocação está a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), com 96%, seguida pela Junta Comercial (Jucepe) e Gabinete de Projetos Especiais (Gape), empatados em terceiro lugar, com 94%.
Os pontos de controle foram definidos com base no Decreto Estadual nº 47.087/2019 e na Portaria SCGE nº 11/2019, bem como nas melhores práticas apresentadas pela SCGE nas Oficinas, Reuniões Técnicas e Reuniões de Monitoramento. Atualmente, 42 Unidades de Controle Interno estão em atuação no Governo do Estado, sendo a maioria delas instituída a partir da implementação do decreto de fevereiro de 2019.
A secretária da SCGE, Érika Lacet, salientou que essa iniciativa do governador Paulo Câmara vem conseguindo fortalecer a cultura de controle, através da integração e compartilhamento das ações. “Com a implementação das UCIs, é possível contribuir para a melhoria dos processos e a mitigação dos riscos que venham a comprometer os objetivos do órgão ou entidade, bem como para a tomada de decisão pela alta gestão”, explicou.
“Além da participação nas Oficinas, Reuniões Técnicas e de Monitoramento na SCGE e da troca de experiências de boas práticas com outros órgãos, a equipe da Unidade de Controle interno de Suape vem atuando na melhoria e adequação de vários processos internos, com autonomia, com os recursos materiais e humanos necessários para esse trabalho e com total apoio da alta gestão e do time da Empresa Suape. Portanto, este resultado é reconhecimento do trabalho de todos os colaboradores”, registrou Fabiana Maranhão, coordenadora da Unidade de Compliance de Suape.
Como órgão central de controle interno da administração estadual, a Controladoria é responsável pela orientação e acompanhamento das UCIs. Esse trabalho vem sendo realizado pela Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE), por meio da Coordenadoria das Ações do Controle Interno. “Nosso objetivo é dar todo o suporte ao adequado funcionamento dessas unidades. Nesse momento de pandemia, continuamos com as atividades remotamente, por demanda, dando uma atenção especial as quatro UCIs instituídas recentemente”, comentou a diretora da DMAC, Elisângela Lobo.
Com informações da Assessoria de Imprensa da SCGE