Esta semana foi marcada pelo encerramento dos simulados do Plano de Ajuda Mútua do Porto de Suape (PAM Suape). Nos dias 19 e 22 de novembro, foram realizados os últimos exercícios da programação, que neste ano testou quatro cenários de emergência. Na última terça-feira, a simulação foi uma ocorrência com vazamento de paraxileno (produto químico usado nas indústrias têxtil e PET) na dutovia dentro da área portuária. Esse cenário contou com a presença da Segurança Portuária, dos terminais da Pandenor, Transpetro, Temape, Termope – que integram a área 1 do PAM, além do Corpo de Bombeiros e da equipe da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, que coordena o PAM.
Nesta sexta-feira, o exercício foi a ocorrência de um incêndio na fábrica da Indorama, pertencente à área 4 do PAM. As empresas participantes foram PQS (PetroquímicaSuape), Refinaria Abreu e Lima e Arlanxeo. O Corpo de Bombeiros foi acionado, assim como a ambulância de Suape. Trinta e quatro pessoas participaram dos dois simulados, que ocorreram pela primeira vez de forma surpresa. Os integrantes foram acionados achando que era uma ocorrência real. Essa forma de treinamento é muito importante para a evolução de todas as equipes.
O objetivo desses simulados é realizar ações conjuntas com os participantes do PAM para testar os cenários de incidentes, hipóteses acidentais e os recursos utilizados como os acionamentos, tempos de resposta, recursos humanos e materiais em cada situação. Para Janaína Barros, coordenadora-executiva dos Planos de Contingência de Suape, "os simulados servem de experiência para as equipes estarem melhor preparadas para emergências reais, reduzindo suas consequências e amplitude".
PAM
O Plano de Ajuda Mútua é um plano de emergência que tem como objetivo a prevenção, controle e mitigação de cenários emergenciais que possam ocorrer nas empresas do porto organizado ou em áreas adversas, ameaçando o homem, o meio ambiente e a integridade das instalações portuárias. É instituído pela Norma Regulamentadora nº29 e pela Lei Estadual Nº 14.919, de 8 de março de 2013. Em Suape, o PAM é composto por 21 empresas situadas no Porto Organizado e em demais áreas de influência, em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, o SAMU, a CPRH e outros órgãos de proteção ambiental.