A partir desta quinta-feira, 1º de agosto, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) passa a ser a nova plataforma para o trâmite de documentações da Empresa Suape. Bem estruturado e com boa navegabilidade, o SEI rompe com a tradicional tramitação linear e limitada do papel. A partir de agora, os processos são criados, editados e finalizados eletronicamente. Utilizado por inúmeros órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, o programa foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e selecionado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão como plataforma oficial do Processo Eletrônico Nacional (PEN).
O sistema traz diversas vantagens tecnológicas e econômicas, além de contribuir com a sustentabilidade. Como é cem por cento virtual, pode ser acessado remotamente por vários navegadores, o que implica em maior produtividade, transparência e segurança nos trâmites administrativos. Ele também gera redução nos custos de compra de papel, material de escritório, serviço de postagem, logística e transporte de documentos.
O SEI ainda contribui com uma das principais metas da Empresa Suape, a redução do uso do papel. “Em menos de três meses conseguimos aderir ao sistema, capacitando todos os colaboradores. O SEI é um sistema excelente, com várias facilidades. Como uma empresa ambientalmente correta, até 2020 Suape vai reduzir em 40% o número de papéis utilizados, graças à plataforma”, comemorou o diretor de Administração e Finanças, Dilermano Brito. Em 2018, 2.700 resmas de papel foram utilizadas.
TREINAMENTO - Para a plena implantação do SEI na empresa, 24 multiplicadores realizaram treinamentos com as equipes entre 11 junho a 30 de julho. Esses agentes capacitaram, no total, 222 funcionários. Desde 2013, Suape utilizava o Sistema Integrado de Gestão Pública do Governo de Pernambuco (Sigepe), que tinha como função cadastrar os documentos internos, mas mantinha a necessidade de impressão dos arquivos.
A conclusão dos treinamentos e a adesão ao SEI foi marcada pelo encontro de todos os colaboradores capacitados em um evento realizado pela empresa, na quarta-feira (31/7), no auditório do Centro Administrativo. A solenidade foi comandada por Dilermano Brito e pela coordenadora da Unidade de Compliance - Integridade, Gestão de Risco e Controles Internos, Fabiana Maranhão. “Muito se fala sobre a internet das coisas e indústria 4.0. Vamos nos reciclar e simplificar nosso cotidiano administrativo”, comentou Fabiana Maranhão.
RECURSOS HUMANOS – Paralelamente aos treinamentos práticos, a equipe da Coordenadoria de Recursos Humanos realizou 78 horas de capacitações sobre resiliência e gestão do tempo com os colaboradores. Segundo Cristiana Paula, secretária administrativa da Coordenadoria de Comunicação os ensinamentos repassados pelo RH foram fundamentais para iniciar a nova fase. “O treinamento motivacional que recebemos contribuiu para entusiasmar a equipe”, parabenizou.