Porto de Suape lança primeiro Boletim da Qualidade Ambiental

|    Meio Ambiente
Imprimir

IMG 7560

O Porto de Suape, em caráter voluntário, publicará até o fim deste mês o Boletim da Qualidade Ambiental com os resultados do monitoramento do primeiro trimestre de 2019. A ferramenta estará disponível no portal www.suape.pe.gov.br com acesso aberto a todos os interessados. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3), pelo diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti, durante o primeiro dia da programação da Semana do Meio Ambiente de Suape. Neste ano, o tema da semana é Suape em Ação Sustentável.

O boletim trará resultados do Monitoramento da qualidade da água (hidrologia e contaminantes) e do sedimento (caracterização e contaminantes) da área portuária e adjacências em 15 estações de coleta. Os pontos estão instalados nas áreas do porto interno e porto externo de Suape. Também serão divulgados dados do monitoramento da biota aquática e estuarina e espécies exóticas (espécies introduzidas que vivem fora da sua área de distribuição nativa, podendo ou não ser prejudicial para o ecossistema).

"O Boletim Ambiental tem o objetivo de apresentar à sociedade uma síntese de parâmetros essenciais para a avaliação da qualidade dos corpos aquáticos. É um compromisso da administração de Suape com a transparência e demonstra o esforço da empresa em ser sustentável", explicou o diretor Carlos Cavalcanti.

No monitoramento ambiental, são analisados os seguintes parâmetros: hidrológicos (salinidade, temperatura, turbidez, pH, oxigênio dissolvido, Demanda Bioquímica e Química de Oxigênio, óleos e graxas, clorofila-a, entre outros); nutrientes e contaminantes presentes na água (metais, hidrocarbonetos e organoclorados); parâmetros associados ao sedimento (granulometria, teor de carbonato, carbono orgânico total, matéria orgânica) e nutrientes e contaminantes presentes neste compartimento (metais, hidrocarbonetos e organoclorados).

"Nesses quatro meses à frente da gestão estou muito feliz com algumas ações que estão sendo tomadas. Acredito que Suape está chegando num nível de desenvolvimento ambiental bastante relevante, importante e se colocando como referencial. Estamos mantendo o controle da qualidade das águas de forma permanente e, o mais importante, dando publicidade a isso. Demonstramos que estamos trabalhando e se houver problemas, porque eles acontecem, nós vamos atuar e resolvê-los", comentou Leonardo Cerquinho.

O primeiro dia da Semana de Meio Ambiente contou ainda com apresentação de palestrantes. Djair Barros Falcão, sócio-diretor da DBF Planejamento e Consultoria, explicou a técnica do monitoramento ambiental no Porto de Suape. Na sequência, Pedro Henrique de Campos, gerente de operações e técnica da Hidroclean, detalhou o funcionamento do Centro de Prontidão Ambiental, que será inaugurado na área portuária na próxima quarta-feira (5). Por último, Alexandre De Caroli, diretor de operações da Hidromares, mostrou dados sobre o monitoramento meteoceanográfico do Porto de Suape, realizado desde 2016.

 MG 7847