Cursos do Projeto Pedagogia Ambiental iniciam calendário de atividades do segundo semestre

Imprimir

 

19.07.2018 1

Por Priscila D'arc
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Começou nesta quarta-feira (18), mais um semestre de cursos do Projeto Pedagogia Ambiental, oferecido pela Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Responsabilidade Socioambiental. Iniciando sua sétima turma, o curso de Resíduos Sólidos, que teve sua aula inaugural no Centro de Treinamento de Suape, reuniu cerca de 30 alunos de áreas diversas, mas com o único objetivo de preservar o meio ambiente.

Além do curso de Resíduos Sólidos, o Projeto Pedagogia Ambiental possui outros três e uma oficina. São eles: Educação Ambiental Para Preservação do Nascer das Águas, Pedagogia Ambiental, Curso Livre de Educação Ambiental e a Oficina de Restauração Florestal. A bióloga Rita de Cássia, 49 anos, é veterana no projeto e já esteve presente nos demais cursos. “O primeiro curso que fiz foi o Pedagogia Ambiental, o que agregou muito na minha vida, pois na época trabalhava em sala de aula e pude repassar muitas informações que tive aqui para meus alunos”, disse.

19.07.2018 2

Moradora de Paulista, Região Metropolitana do Recife, Rita contou que gosta bastante da forma como as aulas são ministradas e que os conteúdos são sempre dinâmicos e alinhados com os seus objetivos. “A minha expectativa para o curso de Resíduos Sólidos é de levar esse conhecimento para a comunidade em que vivo”, concluiu.

A coordenadora de Educação Ambiental de Suape, Cíntia Nogueira, deu as boas-vindas a todos os alunos e evidenciou a importância da educação. “Educação Ambiental é a alma do meio ambiente e possui um leque muito grande de possibilidades. Em cada lugar, temos uma forma de trabalho com o meio ambiente e a educação ambiental surge para dar um olhar mais profundo dentro das necessidades de cada local, seja em empresas, áreas degradadas, comunidades ou em um local em que vocês queiram fazer a diferença”, pontuou.

19.07.2018 3

 

Em seguida, a coordenadora escutou histórias e externou as expectativas de todos os alunos presentes. “Temos aqui muitas expectativas e esperamos superar todas elas. Fazer Educação Ambiental não é fácil, mas temos aqui professores capacitados, com anos de experiência. Aproveitem todos os conhecimentos que esses profissionais têm a oferecer e também esse momento e oportunidade”, concluiu.

19.07.2018 4

O Projeto de Pedagogia Ambiental tem como objetivo promover conhecimentos ecológicos e a mobilização da comunidade inserida na área de influência direta do Complexo Industrial Portuário de Suape, visando construir ações que possam melhorar os seus aspectos socioambientais. As vagas são destinadas a pessoas maiores de 16 anos, com formação mínima desejável a partir do Ensino Médio, e integrantes dos segmentos: recursos humanos da empresa Suape e das empresas instaladas no Complexo, comunidades locais, estudantes, professores, universitários, profissionais das administrações públicas federal, estadual e municipais, organizações da sociedade civil e demais interessados na temática ambiental.