Colômbia volta atenções para Suape em busca de novos negócios

|    Negócios
Imprimir

Jéssica Lima 74

Por Jéssica Lima

A Colômbia está voltando suas atenções para Pernambuco. Diretores do Complexo Industrial Portuário de Suape receberam, na manhã desta quarta-feira (25), a visita do embaixador da Colômbia no Brasil, Alejandro Borda, e do cônsul comercial do ProColombia, Alejandro Peláez. No encontro, as autoridades foram apresentadas às potencialidades e os diferenciais do Porto de Suape, além da diversificada gama de empresas instaladas no complexo e novos projetos em andamento.

O encontro também teve como objetivo iniciar o processo de aproximação entre as empresas pernambucanas e colombianas. Durante as apresentações, Alejandro Peláez, representante do ProColombia, entidade encarregada de promover Turismo e Investimento Estrangeiro no país, fez um convite aos representantes e às empresas instaladas no território para participar da 70º Rodada de Negócios promovida pela entidade em março de 2018.

“Com a recém anunciada criação dos voos diretos para Bogotá, capital do país, saindo do Recife pela Avianca, achamos que este é o momento ideal para realizar este encontro. Queremos promover a Colômbia como fornecedor de bens industriais para transformação como plásticos, peças industriais, insumos químicos, entre outros”, comentou Peláez.

Entre os anos de 2016 e 2017 o Porto de Suape exportou 76.797 mil toneladas de cargas para a Colômbia. Entre os principais grupos de cargas, os contêineres, cargas de projeto e veículos. No mesmo período, as importações representaram 127.136 mil toneladas, exclusivamente de cargas conteinerizadas. “As relações comerciais entre o Porto de Suape e a Colômbia já existem. Neste momento, queremos aproveitar a oportunidade para prospectar novas parcerias e atrair ainda mais cargas chegando ou saindo pelo Porto de Suape”, comentou, Paulo Coimbra, Diretor de Gestão Portuário do Complexo Industrial Portuário de Suape.