Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape firma convênio de colaboração com o Porto de Las Palmas - Suape

Suape firma convênio de colaboração com o Porto de Las Palmas

Las Palmas

A movimentação geral de cargas entre o Porto de Suape, em Pernambuco, e o Porto de Las Palmas, na Espanha, deve crescer nos próximos anos. O presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos Baptista, assinou terça-feira (4/4), o convênio de colaboração entre os portos com o objetivo de construir uma relação de negócios entre os atracadouros. O ato foi firmado na 23º Intermodal South America, no Transamérica Expocenter, em São Paulo. O Porto de Las Palmas, está situado no arquipélago das Canárias, localizado no continente africano e pertencente ao território Espanhol.

Com a parceria internacional, as administrações dos portos pretendem fazer uma pesquisa de marketing geral centrada no aumento da movimentação. Além disso, os dirigentes pretendem trocar informações sobre o desenvolvimento da infraestrutura portuária, da indústria existente em cada porto e as estatísticas históricas. Isso será possível com a formação de grupos técnicos de trabalho para troca das informações. “Com base nos dados que iremos obter, faremos as projeções de crescimento, mas, de antemão, já enxergamos, uma parceria de êxito. A ideia principal é tornar o Porto de Las Palmas um hub dos produtos brasileiros, especialmente as frutas da região do Vale de São Francisco, em Pernambuco. A ideia é também firmar negócios que atraiam importadores do continente”, pontuou Marcos Baptista, presidente do Complexo de Suape, Marcos Baptista.

O Porto de Las Palmas possui conexão com 510 portos de 135 países de todo o mundo por meio de serviços ofertados por 30 empresas de navegação. O porto está conectado a 17 portos da África do Norte (com  quatro serviços diretos), 35 portos da África Ocidental (com 22 serviços diretos), 15 portos da África do Sul (com quatro serviços diretos) e, seis portos da África Oriental (serviço feeder).

Em 2016, o atracadouro espanhol movimentou mais de 23 milhões de toneladas. É lá que operam as principais companhias petrolíferas da região, o que acaba por resultar na liderança do abastecimento de combustíveis no meio atlântico-oriental. Na movimentação de contêineres, o porto é o 4º na movimentação do ranking entre os portos espanhóis, tendo registrado 914.512 TEUs em 2016. O Porto também é líder na pesca congelada, tendo movimentado mais de 227 milhões de toneladas.  O empreendimento gera mais de 10 mil empregos diretos. Las Palmas também é um porto tradicional na rota dos navios de cruzeiro, com um volume de mais de um milhão de passageiros entre turistas e tráfego doméstico. As ilhas Canárias recebem entre 14 e 15 milhões de turistas por ano. Por isso, quase todas as mercadorias e alimentos que chegam no arquipélago são importados para atender a demanda.

Outro atrativo para a aproximação entre os dois países é a existência da Câmara de Comércio Brasil/Espanha, que tem uma delegação nas Ilhas Canárias e apoia a dinamização das relações comerciais entre os países. Além do Porto de Las Palmas contar com a zona franca, também conta com um regime especial denominado Zona Especial Canária, onde as empresas cumprem alguns requisitos como a geração de emprego direto e investimento mínimo mediante a instalação permanente, podendo tributar em 4% sobre o Imposto de Renda sobre a Pessoa Jurídica (IRPJ).