Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Semana compliance: segundo dia de palestras aborda governança nas estatais e ética nas redes sociais - Suape

|    Suape

DSC03238

Os desafios da governança vivenciados pelos gestores públicos nas estatais e dicas de condutas éticas sobre o uso adequado das redes sociais foram os temas abordados no segundo dia da Semana Compliance de Suape. O encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (16/10), no auditório da Empresa Suape, integra a programação de palestras e treinamentos realizada com o objetivo de trabalhar junto aos colaboradores as políticas do Programa de Integridade. O presidente do Complexo de Suape, Leonardo Cerquinho, fez a abertura do encontro dando as boas-vindas aos colaboradores e ao convidado especial do dia, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto.

Em sua fala, Cerquinho defendeu a boa relação da Unidade de Compliance com os demais setores da empresa. "Não quero que a empresa veja o Compliance como algo hostil. Nossa intenção é seguir com bons propósitos, acreditando na boa fé de todos. Queremos integrar a condução de bons processos internos a um departamento de Compliance amigo, fazendo com que a empresa atinja toda a sua produtividade e tenha a eficiência e segurança necessárias para fiscalizações e auditorias" reforçou.

O secretário Marcelo Bruto trouxe para a discussão o tema "Implementação de Mecanismos de Governança e Compliance nas Estatais". Marcelo atuou, entre janeiro de 2017 e junho de 2018, como vice-presidente de Suape. "É uma satisfação ver a evolução desse processo de governança iniciado no começo de 2017, quando eu era vice-presidente da empresa. A época coincidiu com a implantação da Lei nº 13.303/2016 que trazia tantas novidades. Foi um grande processo de aprendizado pessoal e profissional com a implantação desse novo sistema de governança na estatal", relembrou Marcelo.

DSC03242

"O sistema de governança está preocupado em como você deve melhorar a qualidade das decisões. Esse é o grande desafio das novas gestões. O compliance deve ser visto dentro do conceito de governança que surgiu na década de 70 e vem sendo cada vez mais introduzido na administração pública. É focar na estratégia de longo prazo e avaliar como os executivos e a empresa estão agindo para melhorar o seu desempenho, focando sempre nas estratégias", explicou Bruto.

A apresentação sobre "Os 10 passos de conduta ética nas Redes Sociais", ministrada pela ouvidora de Suape, Giselle Conde, e pela social media e colaboradora da empresa, Priscila D'arc, também despertou a atenção da plateia. "É preciso estar atento ao conteúdo compartilhado e curtido. Também fiquem atentos ao contexto das fotos, pensando sempre na segurança das informações compartilhadas. É preciso entender a importância das redes sociais e como a sua postura está diretamente relacionada ao seu trabalho", comentou Priscila.

DSC03335

Interatividade

No final da programação, o conteúdo ministrado nas palestras foi testado em um jogo interativo, em tempo real, onde os colaboradores responderam a perguntas em seus celulares. A colaboradora Thacia Joana, da Diretoria de Planejamento e Gestão, atingiu a maior pontuação e foi premiada com o livro Ética e vergonha na cara, de Clóvis de Barros Filho e Mário Sérgio Cortella.