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Semana Compliance de Suape: primeiro dia aborda os temas ética e integridade

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Com o objetivo de trabalhar junto aos colaboradores as políticas do Programa de Integridade da Empresa Suape, começou, nesta segunda-feira (14/10), a Semana Compliance. Nesse primeiro dia, a programação teve como destaque a palestra "Jornada Épica: Ética e Integridade", ministrada por Aurora de Barros, advogada e tutora de Cultura em Compliance do IPRC Brasil, junto com Hélio Pereira, especialista em Processos de Negócios. A agenda segue nos dias 16 e 18 de outubro, abordando temas como inteligência artificial, ética, integridade e mecanismos de governança, sempre mesclando debates e atividades interativas.

Na abertura do encontro, a coordenadora da Unidade de Compliance, Fabiana Maranhão, detalhou que a agenda foi pensada para treinar os colaboradores sobre o vasto conteúdo que envolve os temas compliance e governança. "Durante estes três dias seremos convidados a ampliar nosso conhecimento nesses temas tão importantes para a nossa vida pessoal e profissional. O compliance agrega valores éticos e princípios morais e foi criado com o objetivo de facilitar o cumprimento de normas e buscar uma robusta cultura ética na empresa", pontuou.

"Não é só a alta direção que deve conduzir e exigir as boas práticas. Os colaboradores são os grandes condutores dessa jornada. É um processo natural que precisa ser incorporado para que todos tenham a consciência de que são agentes do Programa de Integridade", diz Aurora, que idealizou a metodologia Compliance 123, visando facilitar a implementação dos processos de gestão essenciais aos programas de integridades das empresas. Segundo ela, comunicação e treinamento são imprescindíveis para que as regras sejam realmente incorporadas no cotidiano das pessoas e seguidas à risca. "Quando a empresa tem um programa de integridade, temos uma mensagem clara do que a organização quer fazer, como ela quer se relacionar e principalmente como ela quer ser vista" reforçou.

"Para haver uma mudança de cultura numa organização é preciso um tempo mínimo de dois a quatro anos. É preciso entender que carregamos crenças e gastamos muito tempo tentando afirmar nossas crenças pessoais. Perde-se muito tempo com isso. É prejudicial. É benéfico ouvir e conhecer novas políticas e buscar quebrar velhos paradigmas. Só traz ganhos para o colaborador e a organização", pontua Hélio.

Interatividade

No final da programação desta segunda-feira (14/10), a Unidade de Compliance promoveu um jogo interativo, em tempo real, onde os colaboradores responderam a perguntas em seus celulares. "Testar nossos conhecimentos logo após receber tanto conteúdo foi muito bom. Acabou por fixar ainda mais a mensagem que recebemos. Ser compliance é absorver as políticas da empresa e praticá-las. É o principal papel de cada colaborador vivenciado no cotidiano da empresa", declara a coordenadora de Recursos Humanos, Aline Campos.

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