Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Governo de Pernambuco entrega quase 1.500 casas do Habitacional Nova Vila Claudete

|    Suape

IMG 0413

O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (7/2), a segunda etapa de um dos maiores projetos habitacionais já construídos no Estado. Durante a solenidade, realizada no Cabo de Santo Agostinho, foram entregues as chaves de 1.499 casas do Habitacional Nova Vila Claudete. Construído pela Caixa por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, o projeto conta ao todo com 2.620 residências. As primeiras 1.121 foram entregues em julho do ano passado. Nesta nova fase, as casas entregues buscam reduzir o déficit habitacional e atender famílias em cinco municípios do território estratégico de Suape: Cabo, Ipojuca, Jaboatão, Moreno e Escada. O investimento total da obra é de R$ 246,7 milhões.

"Esse é um momento muito bonito. É o momento de entregar casas para as pessoas que tanto esperaram e que poderão ter mais conforto e qualidade de vida para suas famílias e entes queridos. Mas, ainda temos muito o que fazer. Ainda tem muita casa ainda a ser construída, o déficit habitacional é enorme e eu quero dizer para vocês que continuaremos juntos nessa luta, buscando terminar o que começamos e ver a forma de começar novas habitações para que toda população de Pernambuco tenha uma moradia digna para viver", afirmou o governador do Estado, Paulo Câmara.

IMG 0715

O Habitacional Vila Claudete foi erguido em um terreno de 97 hectares doado por Suape à CEF (lotes habitacionais) e à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho (espaços públicos). Nele, 27 hectares são de área verde preservada. Cada unidade habitacional tem 40,32m² de área, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e quintal. As casas possuem piso em cerâmica, janelas e portas externas em alumínio e portas internas em madeira tratada, laje em concreto e EPS (isopor) para melhor conforto térmico e telhas de fibrocimento. Também há aquecimento de água com sistema de placa solar, utilizando o conceito de sustentabilidade.

IMG 0753

Uma das contempladas com uma casa, dona Marli Pereira da Silva, falou da alegria de estar recebendo as chaves da sua residência. "Para mim, eu ganhei na loteria. Saí do aluguel, das cobras e dos ratos e hoje vou ter a minha casinha. É a riqueza mais linda da vida. Hoje eu sou a mulher mais feliz e rica do mundo", afirmou.

O espaço também conta com equipamentos comunitários como parques infantis, quadras e espaços para reuniões e festas. Suape também construiu no local uma unidade básica de saúde da família (tipo 1), um Centro Referência de Assistência Social (CRAS), um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), além de três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Todas essas obras físicas já estão concluídas.

IMG 0789

"Hoje é um dia muita alegria para Suape porque a gente entrega a segunda e última etapa do Habitacional Nova Vila Claudete. Essa entrega é só o primeiro passo do projeto social que vamos realizar. Além das moradias, o projeto inclui programas de geração renda e economia circular, entre outras iniciativas que iremos implantar nas comunidades consolidadas de Suape", disse Leonardo Cerquinho, presidente de Suape.

IMG 0921

Há, ainda, outros equipamentos em construção que deverão ser entregues ao longo de 2020. São eles: uma Escola de Ensino Fundamental 1 e 2, uma creche, uma unidade básica de saúde da família (tipo 2), uma Academia das Cidades, um Parque Ecológico e um miniterminal de ônibus. Erguido pela CMT construtora, o habitacional recebeu R$ 165 milhões do MCMV para as vias e casas e mais R$ 81,7 milhões para os equipamentos públicos e terraplenagem do terreno.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, o empreendimento representa muito mais que simplesmente a entrega de novas casas. A obra implica em um conceito de bairro planejado. "A presença do Estado se dá através dos serviços públicos para conseguir absorver uma demanda tão grande de pessoas. Não é só a unidade habitacional que está sendo entregue. A população terá acesso a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), posto de saúde e uma creche, entre outros benefícios", salientou o secretário.

IMG 1138

Fotos: Danielle Coutinho