Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Complexo de Suape se prepara para receber o projeto Porto sem Papel

Notícias

Complexo de Suape se prepara para receber o projeto Porto sem Papel

O projeto Porto sem Papel (PSP), idealizado pela Secretaria dos Portos da Presidência da República (SEP), começará a fazer parte da realidade dos Portos de Recife e Suape. O início do plano de implantação do Portal de Informações Portuárias e do Sistema Concentrador de Dados do projeto prevê a realização de cinco cursos de capacitação para as autoridades portuárias e demais agentes de navegação. O ‘Seminário Gerencial’ é o primeiro deles e acontece na segunda-feira (26), às 9h30, no auditório do Centro Administrativo do Complexo de Suape.


A ação objetiva apresentar detalhes do PSP e as principais características do Sistema de Dados e contará com a presença de representantes da SEP, autoridades portuárias, autoridade marítima, Polícia Federal, Anvisa, VISIAGRO e sindicatos das Agências Marítimas do Estado. Já a parte da tarde está reservada para os treinamentos de gestão de conteúdo do Portal e do sistema de cadastro das informações. A previsão é que o projeto esteja implantado até o final deste ano.


Os treinamentos para cadastrar, operar e gerenciar os dados no Portal acontecerão nos dias 27, 28 e 29 de março. Paralelamente às atividades de capacitação, serão realizadas, durante toda a próxima semana, reuniões técnicas entre os representantes da SEP, autoridade portuária e Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) – órgão responsável pelo desenvolvimento do sistema-, para detalhamento dos sistemas e rotinas existentes nos portos.


Como funciona - Concebido para criar um mecanismo único e informatizado, que integre, em um banco de dados, todas as informações relativas à estadia de navios nos portos brasileiros, o projeto visa eliminar o trâmite de documentos, além de reduzir o tempo de permanência das embarcações nos terminais portuários.


O objetivo é facilitar o fornecimento de todas as anuências para a atracação, operação e desatracação da embarcação, armazenando todas as informações necessárias aos órgãos competentes, de modo que os dados sejam enviados apenas uma vez. Na prática, o agente ou armador acessa o portal do programa utilizando uma identidade digital e insere as informações nesse sistema único. Essa base de dados poderá ser consultada pela Anvisa, Marinha, Ministério da Agricultura, Polícia Federal e Autoridade Portuária.

 

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei