Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Horizonte Profissional / / Conheça a redação vencedora

Notícias

Horizonte Profissional / / Conheça a redação vencedora

Profissões em Pernambuco Geradas pelo Crescimento Econômico. 

 

Todo jovem pensa em ter uma vida melhor, com um futuro de oportunidades e sucesso. Hoje, pode-se dizer que esse futuro não é apenas um sonho, pois Pernambuco vem mostrando que grandes oportunidades não são apenas mérito das regiões sul e sudeste do país. 

O Complexo Industrial Portuário de Suape fez com que Pernambuco desse um salto em desenvolvimento no Nordeste, destacando-se também, em relação a todo o país. 

De origem tupi-guarani, o nome suape significa terra sinuosa ou lugar de difícil acesso. Todavia é um espaço geográfico de privilegiada localização, por estar a apenas oito dias das rotas internacionais de grandes transportadores como os Estados Unidos e a Europa, bem como por possuir águas profundas. Destaca-se ainda como exemplo de sustentabilidade, pela preservação de 45% da mata nativa. 

O Porto de Suape surgiu em 1970, mas só foi oficialmente inaugurado em 1978, sendo logo chamado de “O milagre brasileiro”, porque desde então tem representado um enorme progresso para a economia com uma infra estrutura de primeiro mundo. Ele tem atraído muitas empresas, fazendo com que haja oferta de mão de obra para muitos pernambucanos. 

Emprego é sinônimo de melhoria na qualidade de vida e, com sua demanda, proporciona investimentos nas áreas de turismo, educação, saúde, segurança, moradia, transporte, energia, saneamento, entre outras. 

 

Entretanto, apesar de tantas benesses, esse Complexo sofre pela falta de mão de obra qualificada. O Governo do Estado junto com outros órgãos públicos e privados investem na formação e na capacitação dos futuros trabalhadores, oferecendo cursos técnicos e profissionalizantes voltados à demanda desse pólo. 

 

Assim, haverá o retorno financeiro para as indústrias, de riquezas para o Estado e, consequentemente, de realização para uma gente que sonha com um futuro estável e promissor.

 


Escola de Referência em Ensino Médio Ageu Magalhães – Recife/PE
Estudante: Daniela Gabriela Silva de Brito – 3º ANO/2011

 

Programa Horizonte Profissional - O programa de turismo pedagógico Horizonte Profissional é uma iniciativa do Governo do Estado, através da parceria entre as Secretarias de Turismo e de Educação de Pernambuco com o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape).

Desde março de 2011, três vezes por semana, ônibus cedidos pelos parceiros do projeto levam estudantes de escolas públicas técnicas e de referência em ensino médio para o Complexo, onde participam de uma palestra introdutória, recebem material informativo e seguem para uma visita técnica guiada por funcionários de Suape. 

Clique aqui para saber como foi o evento de encerramento da primeira edição do projeto.

 

 

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei