Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Projeto Horizonte Profissional premia estudantes de escolas públicas

Notícias

Projeto Horizonte Profissional premia estudantes de escolas públicas

Na manhã desta terça-feira (13), o auditório Tabocas, do Centro de Convenções de Pernambuco, foi palco do evento de premiação do Horizonte Profissional. Cerca de 800 estudantes das 10 escolas finalistas assistiram à entrega dos prêmios para as melhores redações feitas pelos participantes do projeto em 2011. Ao todo, 4.650 alunos de 74 escolas técnicas e de referência em ensino médio, do litoral ao sertão, participaram do Horizonte no ano passado e estavam concorrendo à premiação. 

Os textos revelam o que os estudantes aprenderam na visita ao Complexo de Suape e, de que forma, esses conhecimentos podem influenciar nas suas escolhas profissionais. Os autores dos cinco melhores textos levaram para casa um netbook e um certificado, e as escolas onde eles estudam ganharam um notebook e uma placa comemorativa. Do 6º ao 10º lugar, os donos das redações classificadas foram presenteados com um Mp4 e um certificado, enquanto as escolas também receberam a placa comemorativa. Os dez finalistas tiveram, ainda, as redações publicadas em um livro. 

O secretário de desenvolvimento econômico e presidente do Complexo de Suape, Geraldo Julio, ressaltou as novas oportunidades que são oferecidas pelo Estado. “Já são quase 500 mil empregos gerados nos últimos cinco anos. Vocês estão vivendo um Pernambuco diferente de décadas atrás, com formação e educação diferenciada e privilegiada. As redações, sobretudo a vencedora, mostram a força e a competência de vocês”.

Na ocasião da premiação, o Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, destacou o prazer em participar do Horizonte Profissional: “Fazer parte desse projeto é dar oportunidade de um futuro melhor aos estudantes. Existem quase 100 mil alunos no Ensino Médio. A expectativa é ampliar o programa e atender a todos eles, para que todos possam vislumbrar um futuro melhor”, destaca. 

A autora da melhor redação, Daniela Gabriela Silva de Brito, da Escola Ageu Magalhães, no Recife, ficou bastante emocionada com a premiação. Daniela, que passou nos vestibulares da UFPE e da UPE para o curso de História, fez uma redação no mesmo dia da visita e se surpreendeu: “Eu escrevi tão rápido, que nunca pensei que fosse ganhar. À medida que foram chamados os nomes e o meu foi ficando pro fim, eu fiquei sem chão. Quando chamaram meu nome, eu olhei para os professores e eles estavam chorando. Foi lindo”, relembrou Daniela. 

A professora de redação de Daniela, Marinalda Ramos, comemorou: “Esse tipo de reconhecimento é o que dá ao professor a força para continuar, a ir trabalhar todos os dias sabendo que todo o esforço não é em vão! Ela não só prestou vestibular para História como fez história no colégio”, brinca com o trocadilho a professora Marinalda. 

O programa - O programa de turismo pedagógico Horizonte Profissional é uma iniciativa do Governo do Estado, através da parceria entre as Secretarias de Turismo e de Educação de Pernambuco com o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape). Desde março de 2011, três vezes por semana, ônibus cedidos pelos parceiros do projeto levam os estudantes para o Complexo, onde participam de uma palestra introdutória, recebem material informativo e seguem para uma visita técnica guiada por funcionários de Suape. O passeio é uma chance para que esse jovem descubra novas possibilidades profissionais com as quais nunca havia se confrontado.

A palestra proferida aos participantes do projeto, que beneficia alunos de escolas estaduais técnicas e de referência em ensino médio, já começa com uma boa notícia ‘Tenham certeza de uma coisa: Suape precisa de vocês’. A conversa com profissionais na administração de Suape é só a primeira parada da visita técnica, que dura 4 horas e percorre, no total, 13 km dentro do Porto. Os jovens têm a chance de ver os navios bem de perto. Além disso, descobrem quais empresas fazem parte do empreendimento e que tipo de mão de obra elas costumam contratar. Tendo em vista o número de empregos diretos e indiretos que vêm sendo abertos relacionados ao Complexo, a visita é mais que um passeio, é um novo horizonte que se abre para esses jovens. 

Confira a colocação dos estudantes premiados 

CLASSIFICAÇÃO EXCELENTE 

(1° Lugar) DANIELA GABRIELA SILVA DE BRITO (CLIQUE AQUI PARA LER A REDAÇÃO VENCEDORA)
Escola de Referência em Ensino Médio Ageu Magalhães, Recife – PE

(2° Lugar) DÉBORA KEROLAYNNE DOS SANTOS SILVA
Escola de Referência em Ensino Médio Wilson de Andrade Barreto, Rio Formoso – PE

(3° Lugar)
 LEANDRO SILVA CANSAÇÃO
Escola de Referência em Ensino Médio Silva Jardim, Recife – PE

(4° Lugar) THAMIRES PRISCILA PEREIRA BARBOSA
Escola de Referência em Ensino Médio Jordão Emerenciano, Recife – PE
 

(5° Lugar) THAYSSA DE MEDEIROS CUNHA
Escola de Referência em Ensino Médio Clóvis Bevilaqua, Recife – PE

CLASSIFICAÇÃO BOA

(6° Lugar) EDUARDA BETHÂNIA PEREIRA BATISTA
Escola de Referência em Ensino Médio Professor Carlos José Dias da Silva, São José da Coroa Grande – PE

(7° Lugar) CLEIVIANE BARBOSA DAS CHAGAS
Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, Surubim – PE

(8° Lugar)  CÉLI REGINA PEIXOTO DE FARIAS
Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, Recife – PE

 (9° Lugar) LUIZ HENRIQUE LIBERATO MOREIRA
Escola Técnica Estadual Aderico Alves de Vasconcelos, Goiana – PE

(10° Lugar) RICHARD MAX BENTO VENCESLAU
Escola de Referência em Ensino Médio Maria Viera Muliterno, Abreu e Lima – PE

 

Com informações da Secretaria de Turismo de Pernambuco

 

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei