Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Porto de Suape realiza programação 2019 dos simulados do Plano de Ajuda Mútua

Notícias

Porto de Suape realiza programação 2019 dos simulados do Plano de Ajuda Mútua

|    Meio Ambiente

IMG 4865

O Porto de Suape iniciou a programação dos exercícios simulados do Plano de Ajuda Mútua (PAM) deste ano. Estão sendo testados quatro cenários de emergência, sendo o primeiro realizado na última quarta-feira (13) e o segundo nesta quinta-feira (14). Os demais acontecerão até o fim do mês. O objetivo é realizar ações conjuntas com as empresas arrendatárias que participam do PAM para testar aspectos relacionados aos cenários e hipóteses acidentais, como o fluxo de comunicação, acionamento, tempo de resposta, recursos humanos e materiais em cada situação.

O primeiro exercício simulou um incêndio em subestação de energia na área 3 do PAM de Suape, que compreende as empresas Localfrio, Bunge Moinho, Tecon Suape e Estaleiro Atlântico Sul. O segundo teste encenou um tombamento de caminhão transportando gasolina seguido de princípio de incêndio na área 2 do PAM. Participaram as empresas Liquigás, Copagaz, Nacionalgás, Bunge Alimentos, Ultragaz, OGMO – Suape, Ultracargo, Supergasbrás e Decal, com reforço do EAS, além do Corpo de Bombeiros Militar.

IMG 4878

Nas duas situações foram testados os fluxos de comunicação que compreendem o acionamento da empresa com o PAM e a comunicação com emergências externas; o tempo de resposta e a chegada dos recursos humanos e materiais, como brigadistas e ambulâncias das empresas. Os dois simulados envolveram cerca de 100 pessoas das empresas que participam do PAM, Corpo de Bombeiros, equipe da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape e efetivo da segurança portuária, que atua controlando o tráfego nas áreas afetadas por ocorrências.

IMG 5039

Segundo o coordenador de Gestão Ambiental do Porto de Suape, Paulo Teixeira, "a ideia dos simulados é analisar como podemos evoluir a partir do exercício e estarmos mais bem preparados caso ocorram situações reais. Continuaremos trabalhando juntos para que, em ocorrências semelhantes, a atuação seja rápida e eficiente", concluiu. Até o fim do mês, outros dois cenários serão testados, sendo um vazamento de produto químico em dutovia e um incêndio em uma empresa.

IMG 5106

PREMIAÇÃO

A Coordenadora-executiva de Planos de Contingência de Suape, Janaína Barros, participou do III Encontro Nacional PAM/Rinem, na semana passada, onde apresentou a estrutura organizacional do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Suape e a importância do Plano de Gerenciamento de Riscos. O evento foi realizado em Santos (SP) e premiou os grupos de auxílio mútuo de vários estados, entre eles o PAM de Suape. Ao longo do encontro, coordenadores de PAMs, consultores e profissionais da área de segurança compartilharam suas experiências para evitar a ocorrência de uma emergência e como melhorar o preparo das equipes para reduzir suas consequências.

PAM

O Plano de Ajuda Mútua é um plano de emergência que tem como objetivo a prevenção, controle e mitigação de cenários emergenciais que possam ocorrer nas empresas do porto organizado ou em áreas adversas, ameaçando o homem, o meio ambiente e a integridade das instalações portuárias. É instituído pela Norma Regulamentadora nº29 e pela Lei Estadual Nº 14.919, de 8 de março de 2013. Em Suape, o PAM é composto por 21 empresas situadas no Porto Organizado e em demais áreas de influência, em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, o SAMU, a CPRH e outros órgãos de proteção ambiental.

IMG 5420

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5005

canaldedenuncia@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei