Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Encerramento da Semana Compliance: palestras propõem reflexão sobre ética no ambiente corporativo - Suape

Notícias

Encerramento da Semana Compliance: palestras propõem reflexão sobre ética no ambiente corporativo

|    Suape

DSC03421

Três dias de treinamento, palestras, aprendizado e muito debate. Esse foi o saldo da Semana Compliance, programação realizada pela Empresa Suape e encerrada na manhã desta sexta-feira (18/10), com o objetivo de trabalhar junto aos colaboradores as políticas do Programa de Integridade da Empresa Suape. Os convidados do último dia foram Margarida Smitch, Compliance Officer da Odebrecht Engenharia e Construção; Sandra Vespasiano, especialista em compliance e gestão de risco, e Álvaro Pinheiro, coordenador de sistemas da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco.

"O compliance é o setor onde o colaborador deve encontrar acolhimento. É preciso deixar claro se determinada postura pode ou não ser adotada, mas devemos sempre aproximar as pessoas". A afirmação foi da palestrante Margarida Smitch, que reforçou a importância do setor para o clima organizacional das instituições. "Hoje, já se entende que todos os colaboradores da empresa possuem responsabilidades e não apenas os líderes, fortalecendo assim o conceito de cidadania corporativa", reforçou.

A compliance officer também detalhou os desafios vivenciados na companhia. "Meu grande desafio foi convencer os líderes de que o compliance não é detrator de deficiências e sim uma área de prevenção de riscos e proteção da companhia. É como dirigir numa estrada com neblina, chuva e curvas em um carro alemão que acabou de sair da revisão com tudo perfeito ou estar em um carro que você não sabe que horas o pneu vai furar. Quanto melhor a sua estrutura de gestão de risco, melhor a condução do processo", defendeu.

Sandra Vespasiano, especialista em compliance e gestão de risco do Centro de Formação Corporativa dos Servidores do Estado de Pernambuco (Cefospe), trouxe a visão da consciência ética para o encontro. "Precisamos ter um equilíbrio entre hierarquia e autoridade, competência técnica e decisão política. É preciso mudar comportamentos e fazer refletir sobre a importância de seguir as regras para ter o mundo dos negócios com ética", concluiu.

Inteligência Artificial

A Inteligência artificial e as resoluções de problemas nas organizações com foco no compliance foi o tema trazido pelo coordenador de sistemas da PGE, Álvaro Pinheiro. "A inteligência artificial é um caminho sem volta. Áreas que lidam com um grande volume de leis e regulamentos dependem muito da capacidade dos seus times de se manterem em constante processo de aprendizado para se adequar às novas regras. A inteligência cognitiva de novas plataformas de computação pode ajudar nesse sentido", disse.

Segundo Álvaro, a tecnologia é capaz de facilitar o trabalho das equipes e tem potencial para tornar ainda mais estratégica a operação das áreas, principalmente a jurídica e o compliance. "Com o suporte dessa nova tecnologia de computação cognitiva, as áreas de compliance ou controles internos, poderão acessar e revisar um volume exponencial de documentos com precisão e velocidade incríveis", pontuou.

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5005

canaldedenuncia@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei