Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Desafio pró-startups da Usina Pernambucana de Inovação vai contemplar o Porto de Suape

Startups instaladas no Estado têm até o dia 19 de novembro para se inscrever no programa. No final do concurso, serão selecionadas dez propostas inovadoras para os segmentos contemplados

PRO STARTUPS

O Porto de Suape está participando do programa Pró-Startups, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Usina Pernambucana de Inovação. As startups instaladas no Estado interessadas em desenvolver soluções inovadoras para diversos segmentos, inclusive o portuário, podem obter mais informações e se inscrever no site desafios.pe.gov.br/ até 19 de novembro. O desafio a ser solucionado para o atracadouro pernambucano é "Como podemos melhorar o monitoramento da área de fundeio".

A ideia é ter mais ações inovadoras nas operações da torre de controle de Suape, o quarto maior porto público do país em movimentação de cargas (em 2020, Suape movimentou 25,7 milhões de toneladas). Neste local, é realizado todo o trâmite burocrático de atracação e desatracação de navios. As propostas vencedoras poderão ser financiadas no valor global estimado de R$ 2 milhões, oriundos do Fundo Inovar-PE. Há desafios em vários segmentos da cadeia produtiva e de serviços públicos, contemplando setores como agricultura, pecuária, indústria, polo gesseiro, contratações, saúde, etc.

PRO STARTUPS 2

"Queremos, cada vez mais, que as empresas de tecnologia se aproximem de Suape, para fomentar a construção de soluções inteligentes que agreguem mais eficiência e agilidade de quem faz parte do dia a dia da gestão portuária. Além de metodologias e conceitos de inovação, que aplicamos com os próprios colaboradores, vamos trazer pesquisadores, universidades e startups para participarem dessa ação colaborativa benéfica para o desenvolvimento econômico do Estado. Isso aumenta a competividade do porto e gera mais oportunidades de negócios e empregos", afirma o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão.

O primeiro resultado será divulgado em 3 de dezembro e as 10 propostas vencedoras devem ser conhecidas em maio de 2022. A Usina Pernambucana de Inovação é o hub da área no setor público estadual de Pernambuco, com foco em maior efetividade dos serviços, focando na sustentabilidade da renda e emprego, no desenvolvimento da economia e no bem-estar da população em geral.