Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ação do Dia Mundial da Limpeza resultou na retirada de quase 60 kg de lixo da Ilha de Cocaia

Notícias

Ação do Dia Mundial da Limpeza resultou na retirada de quase 60 kg de lixo da Ilha de Cocaia

|    Meio Ambiente

Iniciativa mobilizou milhões de pessoas ao redor do planeta e foi criada há quatro anos para minimizar os efeitos do descarte inadequado de resíduos no mundo.

 

IMG 8324 edit

 

A ação de limpeza ambiental realizada por 25 colaboradores voluntários de Suape durante o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), celebrado em 18 de setembro, resultou na retirada de 59,5 quilos de lixo da Ilha de Cocaia, na área do Porto Interno. Uma área aproximada de 1,3 hectare de restinga e uma faixa de areia de praia de 2,5 quilômetros foram contemplados com a ação. A iniciativa mobilizou milhões de pessoas ao redor do planeta e foi criada há quatro anos para minimizar os efeitos do descarte inadequado de resíduos no mundo. Esta foi a primeira edição que contou com a adesão de voluntários da estatal portuária.

 

O material coletado pela equipe foi separado, pesado e catalogado para a elaboração do relatório encaminhado ao Instituto Limpa Brasil – Let’s Do It, braço do World Cleanup Day no país. Após esse processo, as informações compiladas pelo instituto serão repassadas à Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Ministério do Meio Ambiente no intuito de subsidiar ações e políticas públicas de combate ao lixo no mar.

 

Segundo o levantamento produzido pela Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, foram coletados 2.330 itens, que resultaram nos quase 60 kg de detritos recolhidos. Objetos como isopor, garrafas, latas de bebidas, pedaços de vidro, garrafas PET, fragmentos plásticos, entre vários outros de uso cotidiano, que reforçam a importância do descarte ambientalmente adequado. A maior parte desse material será destinada à central de resíduos de Suape. Os recicláveis serão encaminhados para cooperativas e os rejeitos a um aterro sanitário licenciado ambientalmente.

 

Uma parte desse material, no entanto, será guardada para confecção de uma “coleção didática” de lixo marinho, que servirá para mostrar os tipos de detritos normalmente encontrados nas áreas costeiras e de que forma eles afetam os ecossistemas e a vida marinha. “Com o catálogo do que foi coletado na Ilha de Cocaia, será possível sensibilizar as pessoas de que o descarte inadequado de resíduos pode trazer impactos irreversíveis ao meio ambiente. A manutenção de um ecossistema saudável só é possível com a participação e o engajamento de todos”, reforça o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti.

 

“Além do caráter educativo da ação, a interceptação do lixo descartado de forma inadequada no ambiente evita sua chegada ou regresso ao meio marinho, estando em plena consonância com os Planos Nacional e Estadual de Combate ao Lixo no Mar. A ação também vai ao encontro do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, “Vida na Água”. Entre outras metas, este prevê a redução da poluição marinha de todos os tipos”, pontua o coordenador de Gestão Ambiental Portuária de Suape, Paulo Teixeira.

 

Sustentabilidade - O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em um único dia. Desde 2018, 50 milhões de pessoas já participaram do evento em suas cidades para coletar lixo nas ruas, praças, parques, rios , praias, entre outros locais. Em junho deste ano, o Porto de Suape também aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para reafirmar o compromisso com o desenvolvimento sustentável e as boas práticas empresariais com a missão de fomentar iniciativas que promovam ações socioambientais, incentivando a sustentabilidade e promovendo a cidadania. No total, 161 países são signatários do pacto.

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei