Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape realiza limpeza da Ilha de Cocaia no Dia Mundial da Limpeza

Notícias

Suape realiza limpeza da Ilha de Cocaia no Dia Mundial da Limpeza

|    Meio Ambiente

Cleanup day23

Cerca de 30 colaboradores do Complexo Industrial Portuário de Suape participaram, na manhã deste sábado (18), de uma iniciativa que mobilizou milhões de pessoas em 180 países ao redor do planeta. Como parte do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), o grupo realizou uma ação de limpeza na Ilha de Cocaia, localizada no área do Porto Interno de Suape. A ação foi criada há quatro anos para minimizar os efeitos do descarte indiscriminado de lixo pelo mundo. Esta é a primeira edição que conta com a adesão de voluntários da empresa, que tem a sustentabilidade como um dos seus pilares de desenvolvimento.
 
O mutirão começou por volta das 8h. Quatro grupos aportaram em pontos diferentes da ilha e iniciaram a coleta. Todos os protocolos sanitários foram seguidos pelos voluntários, que utilizaram máscaras, luvas e sacos de lixo para recolher os detritos. Além disso, o grupo estava protegido do sol com camisas de manga longa UV, bonés e protetor solar. 
 
Em três horas de evento, foram recolhidos mais de uma dezena de sacos grandes de resíduos, que serão separados, catalogados e pesados para a elaboração de um relatório. O documento será enviado ao Instituto Limpa Brasil – Let’s Do It, braço direito do World Cleanup Day no país. Após todo esse processo, as informações serão repassadas à Organização das Nações Unidas (ONU) para divulgação nos respectivos canais que fomentam a sustentabilidade no mundo.
 
“É muito gratificante participar de uma ação desse tipo, em que as pessoas vêm, voluntariamente, limpar uma parte do nosso território. E nós pudemos ver hoje que há muito trabalho a fazer. Não podemos atuar, unicamente, no Dia Mundial da Limpeza. Precisamos fazer dessa ação uma rotina, uma política na empresa, que seja realizada de dois em dois meses ou a cada 90 dias. Nós percebemos com essa ação que há muito lixo, muito detrito a ser retirado e vamos continuar com esse trabalho de forma rotineira", pontuou o o coordenador de Gestão Ambiental Portuária de Suape, Paulo Teixeira.
 
O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti, avaliou que a primeira participação de Suape no evento foi bastante positiva. "Foi um trabalho bastante gratificante de engajamento com essa ação unificada em todo o planeta. Importante cada um fazer a sua parte na melhoria na condição ambiental. Aqui em Cocaia, após a atividade de coleta, encontramos materiais de três áreas basicamente: do porto, da pesca e do turismo. Agora vamos fazer a classificação desse material e o relatório para encaminharmos à coordenação geral do evento", agregou. 
 
O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em um único dia. Desde 2018, 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos.  
 
Pacto Global - Em junho deste ano, o Porto de Suape aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para reafirmar o compromisso com o desenvolvimento sustentável e as boas práticas empresariais com a missão de fomentar iniciativas que promovam ações socioambientais, incentivando a sustentabilidade e promovendo a cidadania. No total, 161 países são signatários do pacto.

 

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei