Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Governador de Pernambuco tem reunião com ministro da Infraestrutura para destravar Transnordestina

reuniao transnordestina 460 2Bons ventos para o Porto de Suape. O governador Paulo Câmara se reuniu, nesta quinta-feira (23), em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O objetivo foi discutir a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina. O projeto, iniciado em 1998, tem o objetivo de ligar, por via férrea, a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, com os portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará. São 1.753 quilômetros de trilhos, dos quais 600 km foram implantados em alguns trechos.

Acompanhado do diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, e do diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Francisco Martins, o governador expôs ao ministro que Pernambuco já demonstrou a viabilidade da conclusão da linha até o porto. "A conclusão da ferrovia até Suape é uma ação estruturadora, que fará a diferença para a economia de Pernambuco por muitos anos. A obra se arrasta por décadas e precisa ser retomada. Estamos fazendo nossa parte e viemos solicitar ao ministro apoio nesse projeto”, afirmou Paulo Câmara.

Para Roberto Gusmão, esse é mais um passo importante para alavancar a economia do Estado, já que é pelo Porto de Suape que importantes cargas chegam e são distribuídas pelo Norte/Nordeste. “A reunião foi muito positiva e estamos confiantes nos resultados do estudo da consultoria McKinsey Brasil sobre a melhor viabilidade para Pernambuco”, ressaltou.

“Além do ramal Suape ser mais curto, a conexão ao nosso Complexo Industrial Portuário vai muito além do que uma transferência entre modais. Se somam a menor extensão do ramal pernambucano a infraestrutura do porto, a menor pegada de carbono e a possibilidade de um terminal de minérios moderno e que pode ser explorado por um investidor independente da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional)", pontuou Roberto Gusmão.