Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape promove ecotecnologia e curso de inclusão socioprodutiva para agricultores do Assentamento Valdir Ximenes

|    Suape

Projeto desenvolvido pelo Serta estimula geração de renda e preservação ambiental

Foto Danielle Coutinho SUAPE 1

Os agricultores do Assentamento Valdir Ximenes, no município de Barreiros, criado pela administração de Suape em 2013 para 123 famílias que residiam no território do complexo, estão aprendendo uma nova forma de plantio. Simples, inovadora, econômica e totalmente livre de agrotóxicos. Nesta quinta-feira (8), Suape inaugurou na comunidade um sistema de aquaponia, ecotecnologia que une a piscicultura (criação de peixes) e a hidroponia (cultivo de hortaliças com as raízes submersas na água), reutilizando a água de forma circular. Com isso, além de cultivar alimentos mais saudáveis, o sistema reduz custos e aumenta a produtividade, potencializando a geração de renda e ajudando a preservar o meio ambiente.

"Essa novidade é maravilhosa para nós. A comunidade aceitou de braços abertos a ecotecnologia e a ideia é desenvolver isso ainda mais com os aprendizados que estamos tendo. Já tem muita gente multiplicando os conhecimentos com os demais. O local em que se encontra a aquaponia foi decorado com a participação das famílias do assentamento, juntamente com as crianças. Foi muito gratificante. Estamos muitos satisfeitos com esse novo sistema. Essa área vai ser considerada uma base para união das famílias", comemora, empolgado, o agricultor Euclides Luiz de Lima.

Foto Danielle Coutinho SUAPE 2

A ecotecnologia foi instalada no Engenho Roncador, em um terreno de 200 m², por técnicos do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) contratada por Suape, junto com moradores da comunidade, respeitando as normas de convivência em relação à Covid-19. "Aquaponia é mais do que uma ecotecnologia. É um processo educativo para que as famílias realizem a transição agroecológica. Isso vai ajudar os agricultores da região a aprenderem como fazer cultivo 100% orgânico, para consumo e para comercialização, o que implica em maior segurança alimentar e fomento à economia local", afirma Carlos André Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape.

Foto Danielle Coutinho SUAPE 3

O projeto também prevê a realização de um curso de inclusão socioprodutiva para as comunidades, do qual participarão 20 famílias do Assentamento Ximenes. Os integrantes vão ser capacitados sobre os princípios da agricultura orgânica, da agroecologia, da preservação ambiental, da conservação e adubação do solo, sobre defensivos naturais e certificação da produção orgânica. O curso terá duração de 16 horas/aula e acontecerá na sede do Serta, em Glória do Goitá, durante dois dias. As famílias serão transportadas para o local, seguindo todas as normas de prevenção à Covid-19. Durante as aulas presenciais, serão adotadas as medidas de distanciamento social, uso de máscaras, uso de álcool em gel e demais orientações para evitar a contaminação do novo coronavírus.

"O assentamento Ximenes é área de cana-de-açúcar e forte produtora de alimentos rurais, como frutas, verduras, hortaliças e raízes. O objetivo do curso é sensibilizar as famílias sobre as vantagens de produzir esses alimentos de forma orgânica, estimulando a produção sem agrotóxico, ou seja, de maneira natural. Além de consumir e comercializar os alimentos de maneira saudável e segura, eles também passam a entender melhor a necessidade de preservar o meio ambiente", ressalta Germano Barros, diretor da Escola Técnica do Serta. "Os que participarem das aulas atuarão como multiplicadores nas suas comunidades".

Foto Danielle Coutinho SUAPE 4

O PROGRAMA

Suape contratou o Serta no início do ano, para implementação do programa de geração de renda e segurança alimentar em comunidades consolidadas do território de Suape. O projeto consiste na implantação de cinco laboratórios de agroecologia e cinco ecotecnologias em comunidades rurais. Tudo é combinado previamente, em momentos de construção coletiva entre famílias residentes no território, equipe de Suape e do Serta. Com orçamento de R$ 1 milhão, o programa já implementou três laboratórios vivos nas comunidades de Nova Vila Claudete, Assentamento BrunoAlbuquerque Maranhão (Sacambu) e Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho.

Foto Danielle Coutinho SUAPE 5

As fotos são de Danielle Coutinho/Divulgação Suape.