Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Porto de Suape publica edital para arrendamento de terminal de granéis sólidos

Notícias

Porto de Suape publica edital para arrendamento de terminal de granéis sólidos

|    Suape

Contrato será de transição por período de 6 meses ou até leilão

Foto Rafael Medeiros 1

O Porto de Suape publicou, nesta quinta-feira (13/8), edital de chamada pública para interessados em celebrar contrato de transição para exploração temporária do Terminal de Granéis Sólidos Suape (TGSS), com disponibilidade de 72.542 metros quadrados de área. O terminal está localizado na retroárea do Cais 5, na zona primária do Porto e se destina a movimentar e armazenar açúcar a granel ou em sacos e granéis sólidos em geral como fertilizantes, coque de petróleo, granéis vegetais, neogranéis, entre outros, com capacidade anual para movimentar 750 mil toneladas desses produtos. O contrato será de transição pelo período de 6 meses ou até a realização do leilão que determinará o contrato de arrendamento final, o que ocorrer primeiro.

O edital já pode ser consultado no site de Suape (www.suape.pe.gov.br) e ficará disponível por um prazo de 30 dias após manifestação de interesse. O terminal possui estrutura atual construída contendo galpão de armazém de açúcar; carregador de sacas e grãos para navios (shiploader); áreas administrativa, de manutenção, almoxarifado e segurança do trabalho; prédios destinados a vestiário e sanitários, refeitório e área de vivência; balança rodoviária, entre outros. O contrato de transição será celebrado com eventuais interessados pelo valor mínimo mensal de R$ 142.846,96.

Foto Rafael Medeiros 2

"Suape é líder nacional em granéis líquidos e líder regional em contêineres e veículos, mas tem uma participação muito tímida nos granéis sólidos, limitando-se praticamente a atender a demanda das empresas no complexo e entorno. Essa história começa a mudar a partir de hoje. Com a expansão do objeto, o Terminal de Granéis Sólidos de Suape passará a operar todo tipo de granel sólido, como coque de petróleo, barrilha, cevada, fertilizantes, dentre outros, buscando competir a nível regional", explica Leonardo Cerquinho, presidente do Porto de Suape.

O contrato de transição é permitido pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para que a área não fique desocupada enquanto se realiza o processo de licitação para o arrendamento final. A SNPTA autorizou a devolução do terreno e suspensão das obrigações contratuais por parte da Agrovia do Nordeste S.A, que detinha o arrendamento do terminal. Com o contrato de transição em andamento, o Porto de Suape pode iniciar os procedimentos para a licitação da área.

Foto Rafael Medeiros 3

No primeiro semestre deste ano, o Porto de Suape bateu recorde na movimentação de cargas e registrou 12.361.846 de toneladas, um crescimento de 17% em relação aos meses de janeiro a junho de 2019. Os granéis sólidos terminaram o período com 16,4% de aumento e 276.035 toneladas. Desse total, 31.348 toneladas foram de coque e 67.536 toneladas de açúcar em saco, cargas que podem ser movimentadas pelo TGSS.

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei