Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Morre o ex-vice governador Paulo Gustavo de Araújo, um dos idealizadores do Complexo de Suape

Notícias

Morre o ex-vice governador Paulo Gustavo de Araújo, um dos idealizadores do Complexo de Suape

|    Institucional

Paulo Gustavo Cunha 2

Paraibano, ele se formou e construiu carreira em Pernambuco, participando de três governos e atuando na área industrial no setor privado

A história do Complexo Industrial Portuário de Suape vem sendo escrita a muitas mãos e isso só é possível graças à visão de futuro de homens como o ex-vice-governador de Pernambuco Paulo Gustavo de Araújo Cunha, que faleceu nesta quinta-feira (28), deixando um legado importantíssimo para o país. Paraibano, formado em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele entrou na vida pública como secretário de Indústria e Comércio, nos governos de Nilo Coelho (1968-71), continuando na mesma função no governo de Eraldo Gueiros (1971-73), e como vice-governador de Moura Cavalcanti (1975 a 1979).

Paulo Gustavo foi um dos idealizadores da proposta original de um complexo portuário e industrial fora do perímetro urbano do Recife. Realizou os primeiros estudos sobre o tema e foi peça chave na definição da localização do Complexo de Suape. Também integrou os times que coordenaram os primeiros estudos técnicos do porto e o primeiro plano diretor. Participou de vários estudos em parcerias com portos internacionais e de articulações para implantação de grandes projetos no Estado, como a Refinaria Abreu e Lima. Como vice-governador, liderou o movimento que alçou Suape à obra prioritária no II Plano Nacional de Desenvolvimento.

Sua fundamental participação na história do porto é registrada em um belo texto de despedida publicado no Facebook pelo diretor-executivo do Movimento Atitude Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, que trabalhou durante cinco anos com Paulo Gustavo. “Junto com profissionais como Arnaldo Barbalho, Luiz Collier, Roberto Cavalcanti de Albuquerque, Anchieta Helcias, Vinícius Lucena e Romeu Boto, Dr. Paulo ajudou a projetar o que viria a ser um divisor de águas que projetou nosso Estado para um outro patamar de aspirações e possibilidades”, relembra, citando-o como “referência de profissional e estadista, alguém generoso ao ponto de dedicar toda a sua vida a sonhar e construir um Pernambuco grandioso”.

Também fazem parte de sua trajetória a criação de inúmeras entidades importantíssimas para Pernambuco, como a AD Diper, Empetur, Instituto de Pesos e Medidas (IPM) e Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) e o desenvolvimento do primeiro programa de apoio às pequenas empresas - Núcleo de Assistência Industrial - NAI, considerado órgão precursor do atual Sebrae. No setor privado, atuou em vários grupos como executivo e consultor de grandes empresas e órgãos industriais e liderou inúmeros estudos sobre a economia de Pernambuco e sua inserção no mercado global, tendo escrito diversos livros. Os últimos abordaram o conflito entre a Religião e a Ciência, sobretudo na idade média, e a história da China e a influência de seu maior filósofo – Confúcio.

Em seu texto de despedida, Guilherme relembra uma conversa onde o mentor lhe disse: “Assim como foi com Suape e com a refinaria Abreu e Lima, os grandes projetos que transformam o nosso futuro não podem nunca ser creditados a um único indivíduo ou a um único governante ou empreendedor, mas sim ao compromisso com a continuidade e à perseverança de todo o povo pernambucano.”

O presidente do Complexo de Suape, Leonardo Cerquinho, lamenta a partida de Paulo Gustavo e reforça seu legado. “Não tive a oportunidade de conhecer este grande homem, cujo trabalho fez história e continuará rendendo bons frutos para milhões de pernambucanos por muitos e muitos anos. Fica aqui a homenagem e agradecimento dos que fazem o Complexo de Suape, que, só existe, porque um dia foi sonhado por pessoas como o ex-vice-governador Paulo Gustavo”.

 

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5005

canaldedenuncia@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei