Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Porto de Suape e Anvisa reúnem comunidade portuária para repassar orientações sobre o coronavírus

Notícias

Porto de Suape e Anvisa reúnem comunidade portuária para repassar orientações sobre o coronavírus

|    Meio Ambiente

corona 2A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Porto de Suape realizaram reunião na tarde desta terça-feira (04) com a comunidade portuária para orientar e esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus. Embora no Brasil não haja nenhum caso confirmado do novo vírus identificado na China, os cuidados necessários à prevenção estão sendo adotados pelo porto, que mantém contato permanente com a Anvisa e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e todas as instruções estão sendo devidamente seguidas. Participaram da reunião representantes da praticagem, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievspe), das diretorias de vigilância em saúde de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, das agências marítimas de navegação e das empresas do Porto.

O Porto de Suape possui um plano em vigor para ações de resposta a situações relacionadas à saúde pública mediante casos de doenças infectocontagiosas. Quando necessário, o Plano de Contingência e Emergência em Saúde Pública (PCESP) – que prevê, inclusive, área de quarentena para navios - é acionado e orientado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Anvisa, seguindo protocolos internacionais de saúde e segurança. Mais informações no site de Suape.

Não há previsão para que o porto receba navios procedentes da China. Contudo, em caso de relato de suspeita da doença por parte de qualquer embarcação atracada ou com previsão de atracar em Suape, o porto adotará o protocolo determinado pela Anvisa, disponível no portal do órgão (www.anvisa.gov.br), que é responsável pela anuência para atracação de navios nos portos, checando e atestando as condições sanitárias e de saúde do ambiente e dos tripulantes a bordo.

A principal orientação da Organização Mundial de Saúde para reduzir a exposição e o contágio de várias doenças infectocontagiosas, como é o caso do coronavírus, é o cuidado constante com a higiene pessoal. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) só são apontados como necessários para trabalhadores portuários se for ocorrer o contato direto com pessoas procedentes das áreas endêmicas. Até o momento, apenas a China é considerada como país endêmico pela OMS.

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5005

canaldedenuncia@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei