Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape investe no desenvolvimento social do habitacional Nova Vila Claudete

Suape investe no desenvolvimento social do habitacional Nova Vila Claudete

|    Suape

Capacitação acontecerá no SENAI do Cabo de Santo Agostinho

Conjunto Habitacional Site

Com o intuito de fomentar o desenvolvimento social e econômico das famílias residentes no Conjunto Habitacional Nova Vila Claudete, cuja primeira etapa foi entregue em julho, o Complexo Industrial Portuário de Suape promove cursos de formação para os membros da associação de moradores do local. As aulas acontecem ao longo do primeiro semestre deste ano.

As temáticas dos módulos vão abordar associativismo e cooperativismo, capacitando sobre os aspectos formais da associação, como a caracterização de papéis e cargos dentro da diretoria, procedimentos de registros, aspectos burocráticos e funcionais. As aulas serão ministradas pelo professor Samuel Sampaio, doutor em sociologia.

Além de desenvolver a democratização da sociedade, por meio da execução de atividades que propiciem a formação de espaços de construção coletiva, os membros da associação terão aulas de habitação e meio ambiente, educação e cultura, promoção à saúde e bem-estar, esporte e lazer e suporte à atividade econômica.

Os cursos serão ministrados no SENAI do Cabo de Santo Agostinho e fazem parte do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial de Suape, que compõe o escopo do Projeto Habitacional de Suape. O plano tem objetivo de incentivar o desenvolvimento de atividades sociais voltadas ao atendimento de famílias residentes nas comunidades que integram o Projeto Habitacional.

"Tão importante quanto as empresas e as atividades econômicas de grande porte são as pequenas comunidades e suas microeconomias. Apoiar o seu fortalecimento é meta prioritária de Suape. Esses cursos estão previstos no Plano de Desenvolvimento Socioterritorial que busca dar suporte às famílias residentes no local", afirma Sebastião Pereira Lima, diretor de Gestão Fundiária e Patrimônio.

"Esse curso vai ser muito importante para o aperfeiçoamento dos moradores da Nova Vila Claudete. Toda aprendizagem é válida, principalmente porque podemos compartilhar com outras pessoas o que vamos aprender nessas aulas, propagando o conhecimento", diz João José da Silva, Presidente da Associação Nova Vila Claudete.

O conjunto é um modelo de bairro planejado, construído pela Caixa Econômica Federal (CEF), dentro do Programa Minha Casa Minha Vida. Foi erguido em um terreno de 97 hectares doado por Suape à CEF (lotes habitacionais) e à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho (espaços públicos). Nele, 27 hectares são de área verde preservada. Ao todo são 2.620 casas. A segunda etapa será entregue em breve pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco.

Curso de Capacitacao Associacao Moradores Vila Claudete Site