Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. I Workshop de Segurança Operacional do Porto de Suape reúne comunidade portuária - Suape

Notícias

I Workshop de Segurança Operacional do Porto de Suape reúne comunidade portuária

|    Porto

DSC03549 maior

O Complexo Industrial Portuário de Suape realizou o I Workshop de Segurança Operacional, com o tema Granéis Líquidos e Riscos Associados, nesta quinta-feira (24/10), no auditório do Centro Administrativo. O evento reuniu mais de 120 pessoas da comunidade portuária e das empresas localizadas no Porto de Suape. A programação foi realizada em parceria com representantes dos terminais de granéis líquidos e gases do porto organizado que apresentaram a segurança e os riscos da operação de cada produto.

Durante a abertura, o gerente de Engenharia de Projetos e Processos de Suape, André Rafael Cavalcanti, explicou a importância de fazer um evento reunindo terminais e usuários do porto para falar sobre os procedimentos de segurança nas operações de combustíveis, produtos químicos, gases e derivados de petróleo. "Nosso objetivo é multiplicar as principais normativas e políticas operacionais para realização de atividades na área primária do Porto, refletindo em menores riscos de acidentes e na segurança geral", disse. Em Suape, a movimentação de granéis líquidos e gases representa 75% de toda carga que passa pelo porto.

DSC03532

Pela manhã, a primeira apresentação foi sobre os procedimentos operacionais de segurança no porto, ministrada pela engenheira de segurança do trabalho e coordenadora-executiva da Diretoria de Gestão Portuária de Suape, Sandra Oliveira. Em sua fala, a engenheira explicou que o objetivo de adotar esses procedimentos visa minimizar os riscos de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, proteger a integridade do trabalhador e do patrimônio do Porto. "A área portuária é considerada como local de risco por ter movimentação de produtos com alto grau de periculosidade. É importante e extremamente necessário o uso de todos os EPIs dentro do Porto Organizado", explicou.

Em seguida, os representantes do grupo Temape (Terminais Marítimos de Pernambuco) Maurício Penna Neto, gerente de operações, e Esdras Santana, técnico de segurança do trabalho, abordaram questões sobre a dutovia da empresa e as substâncias diesel S10 e etanol. Na sequência, Débora Batista, coordenadora comercial da Compesa, e Davidson Ribeiro, técnico operacional da companhia falaram sobre a infraestrutura de dutos e riscos da Compesa. O encerramento das apresentações da manhã coube a Roney Ramirez, gerente de segurança, meio ambiente e saúde da Arlanxeo, com abordagem sobre a dutovia da empresa e o produto butadieno.

DSC03581

À tarde, os pontos de operação e faixa de servidão da Decal foram a temática da apresentação do técnico de segurança Roberto Almeida. Para falar sobre a dutovia e substâncias químicas do terminal da Ultracargo, foi convidado o coordenador de operações César Lima. Já Pedro Silva, coordenador de segurança do trabalho, e Washington Silva, coordenador de manutenção da Pandenor, explanaram sobre a dutovia da empresa e os produtos gasolina tipo a e querosene de aviação. A Petrobras enviou os representantes Cristiana Louro e Décio Louro, técnicos de faixa de dutos master da Transpetro, para falarem sobre ações de terceiros, dutovia e Gás Natural Veicular (GNV), finalizando as apresentações do workshop.

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5005

canaldedenuncia@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei