Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Grupo Aché inaugura fábrica de medicamentos em Suape - Suape

Grupo Aché inaugura fábrica de medicamentos em Suape

|    Negócios

INAUGURAÇÃO ACHÉ linkedin

O Governo de Pernambuco comemorou a entrega de mais um empreendimento de grande porte para os pernambucanos. Nesta quarta-feira (02), o Aché Laboratórios Farmacêuticos inaugurou a primeira etapa da sua quarta planta industrial, erguida num terreno de 250 mil metros quadrados às margens da rodovia PE-009, no Complexo Industrial Portuário de Suape. A nova planta vai produzir, embalar e distribuir medicamentos para toda a região Nordeste. Durante a fase de construção, a obra empregou 200 trabalhadores e cerca de 3 mil vagas, entre diretas e indiretas, serão preenchidas até a conclusão total do parque fabril, prevista para 2021. Os investimentos são da ordem de R$ 660 milhões.

“Essa inauguração é fruto de muita negociação e da capacidade do Governo de mostrar os potenciais para se investir em Pernambuco. A fábrica de medicamentos do grupo Aché é, acima de tudo, uma fábrica conectada com as boas práticas, com profissionalismo, boa gestão e inovação. São empreendimentos desse tipo que interessam para o Estado. Não tenho dúvida de que a capacidade de gestão dessa empresa vai garantir empregos de qualidade, que olhem a indústria do futuro”, afirmou o governador Paulo Câmara.

A entrega marcou o início do funcionamento da primeira fase da fábrica, que conta com um centro de distribuição e uma área dedica à embalagem de produtos sólidos. Inicialmente, os produtos serão trazidos de Guarulhos (SP) em granel (comprimidos e cápsulas) para o complexo fabril de Pernambuco, onde serão embalados e distribuídos para as regiões Norte e Nordeste. A conclusão da segunda etapa está prevista para 2021, quando a planta de Suape passará a produzir os medicamentos sólidos. Quando estiver em pleno funcionamento, a fábrica terá capacidade para produzir 700 milhões de unidades de medicamentos por ano.

IMG 1551

“É uma satisfação enorme dizer que, nesse processo de contratação, já temos 160 pessoas contratadas diretamente. É muito bom poder contar com a mão de obra tão qualificada como essa que encontramos em Pernambuco”, disse a presidente da empresa, Vânia Machado.

O Governo de Pernambuco trabalhou fortemente para atrair o complexo do Aché para o estado. As negociações se iniciaram em 2015, com a visita do governador Paulo Câmara à fábrica de Londrina (PR). Em dezembro do ano seguinte, foi assinado o Protocolo de Intenções. A infraestrutura do Complexo de Suape, os incentivos fiscais oferecidos pelo governo e a qualificação da mão de obra no estado foram os diferenciais para a instalação da planta. Tudo isso dentro de uma política estadual de atração de investimentos que só esse ano já atraiu mais de 80 projetos e R$ 13,5 bilhões em investimentos privados.

“Conseguimos atrair uma série de indústrias de diversos segmentos e, agora, estamos aqui na inauguração desse importante empreendimento para Pernambuco, fruto de um planejamento de longo prazo, de um trabalho de gestão profissionalizada que acompanha desde a prospecção e atração de quem quer empreender aqui. A inauguração da fábrica do Aché é mais um marco importante no desenvolvimento econômico do estado e no desenvolvimento planejado do Complexo de Suape”, comemorou Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

“A inauguração desse grande empreendimento reforça o Polo Farmacoquímico do estado e marca o início do setor farmacêutico em Suape. O local foi escolhido em função da proximidade do porto e do aeroporto, sendo um diferencial para a distribuição dos produtos pela região Nordeste, ao mesmo tempo em que oferece ao grupo Aché uma plataforma de crescimento internacional a partir das exportações pelo Porto de Suape”, destaca Leonardo Cerquinho, presidente de Suape.

O Estado também trabalha na atração e fortalecimento da cadeia de fornecedores para a indústria farmacêutica. No fim de julho, em Suape, foi realizado um encontro com empresas de embalagens plásticas instaladas em Pernambuco e representantes do grupo Aché. O objetivo foi de apresentar possíveis fornecedores de produtos e serviços à nova fábrica, contando com participação de 12 empresas dos setores de embalagens plásticas, papelão e material gráfico.

No dia 7 de agosto, foi a vez de São Paulo receber o Match Day. O encontro foi direcionado para aproveitar a atual cadeia produtiva do Aché fora do estado e atraí-las para Pernambuco. O evento contou com a presença de 26 potenciais fornecedores, das quais 12 entraram no radar da equipe de atração de investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é fazer com que esses empreendimentos, que já são fornecedores do Aché, venham se instalar em Pernambuco, barateando assim os custos das suas operações com o gigante farmacêutico.

IMG 2202

ACHÉ - O Aché Laboratórios Farmacêuticos é uma empresa 100% brasileira, com 52 anos de atuação no mercado. Conta com quatro complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP), Londrina (PR), Suape (PE), além de participação na Melcon do Brasil e na Bionovis, joint-venture brasileira dedicada à pesquisa e desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos. A empresa emprega mais de 4.700 colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor farmacêutico no Brasil. Possui um portfólio com 358 marcas em 871 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar nos segmentos de dermocosméticos, nutracêuticos, probióticos e biológicos. Os produtos são distribuídos em toda a América Latina, totalizando 26 países cobertos por acordos de licenciamento.