Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Pamesa contrata startup pernambucana que apresentou soluções no I Macht Day Suape/Softex - Suape

Notícias

Pamesa contrata startup pernambucana que apresentou soluções no I Macht Day Suape/Softex

|    Negócios

Assinatura Pamesa Orb 3

Sabe aquela angústia na hora de escolher um revestimento e não ter certeza se ele vai ficar bem na parede da sua casa? E se você pudesse aplicá-lo e, caso não gostasse, trocá-lo por outro com apenas um toque de botão? É assim que os clientes da Pamesa, empresa espanhola que possui fábrica de cerâmica e porcelanato em Suape, poderão escolher seus produtos, dentro de poucos meses. A indústria assinou contrato, esta semana, com a startup pernambucana de realidade virtual Orb Estúdio, após negociações iniciadas no primeiro Match Day Suape, evento de inovação organizado pelo Complexo em parceria com a Softex. A visualização dos produtos aplicados acontecerá através de óculos de realidade virtual que ficarão disponíveis junto a totens interativos nos principais home centers do Brasil. O segundo Match Day acontecerá em setembro.

Os representantes da Pamesa e da Orb Estúdio iniciaram a articulação em maio deste ano, durante a primeira edição do Suape Match Day, evento já consolidado no calendário da empresa e que tem o intuito de aproximar startups e empresas instaladas no Complexo de Suape. "Como empresário e pernambucano gostaria de parabenizar o Porto de Suape pela iniciativa de ligar essas duas pontas, que é quem está fornecendo o produto de tecnologia com quem está precisando. Nós poderíamos ter buscado essa solução em São Paulo ao até na Espanha, tendo uma empresa aqui a poucos quilômetros de distância", pontua o diretor-presidente da Pamesa, Marcus Ramos Junior.

Ramos explica que com o aprimoramento da tecnologia, sobretudo nos processos de produção das cerâmicas, há possibilidade de um mesmo produto variar por metro quadrado em cores, desenhos e impressões. Para que o cliente tenha uma ideia desse todo, as marcas costumam disponibilizar em loja, de quatro a oito peças de cerâmica, na tentativa de fornecer a maior quantidade de informações palpáveis possível. Esse processo pode tornar o custo inviável e não conseguir transmitir de fato como o produto ficará aplicado. "Expomos uma peça com mármore Carrara, por exemplo, aquele com a maior parte branca e com uns veios pretos, que neste caso podem ter a predominância de branco. Nessas peças, algumas podem ter os veios bem marcados, já outras não. Como resolver essa questão, onde o consumidor consegue ver todo esse produto? Realidade virtual.", explicou.

"Tenho um orgulho muito grande de participar desse processo de transformação. Minha expectativa é que as pessoas consigam se aproximar cada vez mais dessa tecnologia, que parece tão distante e futurista, ligada só a jogos, de uma forma mais pragmática e de facilitação", completona a CEO da ORB Estúdio, Débora Rodrigues. A Orb é uma startup que cria desenvolvimento de experiências em realidade virtual e aumentada, e é especializada em ambientes interativos. A partir da assinatura do contrato, ela vai desenvolver a solução específica para a Pamesa.

O presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho, está animado com a receptividade das indústrias do território à proposta de considerar as soluções tecnológicas locais para as suas demandas. "As empresas já entenderam que inovar é mandatório. O que muitas não sabiam é que o ecossistema de inovação de Pernambuco pode prover as soluções que normalmente elas buscariam no Sudeste ou mesmo fora do país. Temos certeza de que novas parcerias serão firmadas a partir de outros Match Days, estando o próximo já marcado para a próxima semana, contando com ainda mais empresas do complexo. Nós mesmos já contratamos uma startup e estamos abertos a novas parcerias", declara.

SUAPE MATCH DAY – Criado pela equipe de Inovação do Complexo de Suape, o Suape Match Day é um evento que surgiu a partir da preocupação da Empresa Suape em buscar soluções cada vez mais práticas, de baixo custo, usando ferramentas tecnológicas e de inovação para otimizar processos e solucionar possíveis problemas e gargalos das empresas instaladas no território. O primeiro, realizado em maio, reuniu 23 startups e cinco indústrias.

A própria empresa Suape contratou, este mês, a startup pernambucana Fábrica de Negócio, especializada em Analytics e que desenvolve algoritmos de inteligência artificial para análise e cruzamentos de grandes volumes de dados. O serviço oferecido para o Complexo será de agrupamento de informações de três sistemas utilizados diariamente pela administração de Suape: o Porto sem Papel (que funciona como concentrador de informações necessárias para o controle das embarcações e suas cargas), o sistema de movimentação de cargas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o sistema contábil-financeiro e de operações portuárias. Todos os indicadores gerados por essas fontes serão compilados dentro da plataforma Pentaho Business Analytics Community Edition.

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5005

canaldedenuncia@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei