Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Paulo Câmara entrega mais de mil casas do Habitacional Nova Vila Claudete, em Suape

|    Comunidades

A primeira etapa do projeto contempla 1096 casas, com cerca de 6 mil pessoas

MG 0103

Um dos maiores projetos habitacionais do Estado teve sua primeira etapa inaugurada nesta sexta-feira (12), pelo governador Paulo Câmara, no território de Suape, quando 1.096 moradores do Conjunto Habitacional Nova Vila Claudete, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, receberam as chaves de suas casas. O conjunto é um modelo de bairro planejado, construído pela Caixa Econômica Federal (CEF), dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, com 2.620 residências. O investimento total no projeto é de aproximadamente R$ 229 milhões.

"A entrega da primeira etapa desse conjunto habitacional é muito significativa. É um bairro planejado, com equipamentos públicos e uma estrutura que oferece moradia com dignidade. O Estado aportou uma área de quase 100 hectares para a construção dessas casas, e tivemos investimentos na ordem de R$ 14 milhões, que envolve desde construções na área de educação e de saúde até ações de segurança e assistência social. É uma atividade integrada, inclusive com o governo municipal do Cabo", detalhou Paulo Câmara.

"Recebam essa chave e guardem como um bem de sua família. A partir de agora, é nesse lugar que vocês vão passar o Natal e vão comemorar os aniversários", afirmou a superintendente regional da Caixa Econômica em Recife, Simone Nunes. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, destacou que a inauguração do habitacional foi possível graças à união de várias secretarias e órgãos e Prefeitura do Cabo e elogiou a equipe do diretor de Gestão Fundiária e Patrimônio, Sebastião Pereira, pelo empenho. E disse que a missão continua: "Estamos estudando alternativas para gerar emprego e renda para essas pessoas".

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, salientou que o empreendimento tem um conceito de bairro planejado. "A presença do Estado se dá através dos serviços públicos para conseguir absorver uma demanda tão grande de pessoas. Não é só a unidade habitacional que está sendo entregue, está sendo entregue um CRAS, um posto de saúde e, posteriormente, uma creche", disse.

EMOÇÃO

Dona Sebastiana Barbosa, atualmente com 110 anos de idade, foi a primeira moradora a se estabelecer na antiga vila. Agora, retornando ao espaço com uma casa própria, a idosa afirmou estar se sentindo agraciada. "Estou muito realizada com a casa nova. Fiz questão de vir aqui receber a chave. Agora, tenho a satisfação de ter minha casa, e quando eu partir, vou em paz, porque realizei esse sonho", declarou.

A autônoma Nívea Geângela, mãe de quatro filhas, estava muito emocionada."É uma grande emoção poder entrar na minha casa. Eu estava sem expectativa, desempregada, com filhos para criar, sem ter de onde tirar e muitas vezes sem ter esperança. É um sonho realizado. Com certeza eu e minha família seremos muito felizes aqui", comemorou.

O PROJETO

O Vila Claudete foi erguido em um terreno de 97 hectares doado por Suape à CEF (lotes habitacionais) e à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho (espaços públicos). Nele, 27 hectares são de área verde preservada. Das 2.620 casas, 1.096 fazem parte da primeira etapa, mas 198 famílias estão com pendências de documentos a serem resolvidas e receberão as chaves nos próximos dias. As outras 1.524 casas serão entregues numa segunda etapa, no último trimestre deste ano.

O projeto conta com lotes de 125,28 metros quadrados, com residências de 40,32 metros quadrados, compostas por sala, dois quartos (com área para expandir mais um cômodo), cozinha, banheiro, área de serviço e quintal. As casas possuem piso em cerâmica, janelas e portas externas em alumínio e portas internas em madeira tratada, laje em concreto e EPS (isopor) para melhor conforto térmico e telhas de fibrocimento. Também há aquecimento de água com sistema de placa solar, utilizando o conceito de sustentabilidade.

O habitacional possui equipamentos comunitários como parques infantis, quadras e espaços para reuniões e festas. E ainda comportará uma unidade básica de saúde e uma creche-escola padrão para 260 alunos que estão em construção e serão entregues em agosto, além de um Centro Referência de Assistência Social - CRAS e três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), que já estão concluídos. Erguido pela CMT construtora, ele recebeu R$ 165 milhões do MCMV para as vias e casas e mais R$ 64 milhões para os equipamentos públicos e terraplenagem do terreno.

Estiveram presentes diversos secretários estaduais; os deputados estaduais Cloves Paiva, Simone Santana e Fabíola Cabral; o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém; o gerente regional do governo da Caixa Econômica Federal, João Carlos Sá Leitão de Freitas; o gerente de habitação da Caixa, Milton Cardoso; o chefe do departamento regional do BNDES Caio Ramos; o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) Bruno Lisboa. O diretor de Gestão Portuária de Suape Paulo Coimbra, representou o presidente, Leonardo Cerquinho, que está em viagem ao exterior, em busca de novos negócios para Suape.