Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Agricultores e artesãos de Suape comemoram sucesso de vendas durante 8ª edição do Projeto Tô na Feira - Suape

|    Comunidades

DSC04257

Em ritmo de forró e com o tema "São João", o Complexo de Suape realizou, nesta quarta-feira (12), a 8ª edição do Projeto Tô na Feira. O evento reuniu 42 agricultores e artesãos de 11 comunidades do território de Suape que comercializaram frutas frescas, hortaliças, artesanatos, raízes, pães, bolos, cosméticos e vestuário. Mais uma vez, a feira foi um sucesso de público e vendas. O próximo Tô na Feira já tem data marcada e será no dia 10 de outubro.

A ação foi aberta para o público e empresas do entorno de Suape que, nesta edição, contou com a presença dos colaboradores da Refinaria Abreu e Lima e da empresa Indorama. Liana Lippi, analista de Responsabilidade Social da Refinaria Abreu e Lima prestigiou o encontro e pontuou a importância da ação. "A Petrobras está sempre presente nas edições do Projeto Tô na Feira. Achamos a iniciativa muito valiosa e sabemos que ajuda muito no relacionamento com as comunidades que estão no território de Suape e da própria refinaria. Ocupamos o mesmo espaço e é muito importante prestigiar essa ação", ressaltou.

A doceira Orlanda Maria da Silva, moradora do Parque Metropolitana Armando de Holanda Cavalcanti, na Vila Nazaré, uma das expositoras comemorou a venda de mais de 80% de sua mercadoria durante a feira. "Todo o lucro que consegui nessa edição do Tô na Feira vou guardar e investir em comprar material para produzir mais licores e doces para a Fenearte", comentou, Orlanda.

02

Diante do desafio e sucesso do projeto, capacitações para os expositores já estão sendo pensadas pela equipe da Diretoria de Gestão Fundiária do Complexo Industrial Portuário de Suape. De acordo com Jéssika Gibson, Assistente Social da empresa Suape, o projeto Tô na Feira estimula ainda mais a produção local. "Estamos planejando uma capacitação voltada para esse público que é diversificado, formado tanto por moradores de assentamentos rurais como de várias comunidades do território. São pessoas que nunca comercializaram e, por isso, estamos unindo forças para capacitá-los e levar o projeto para além de Suape", pontuou Jéssika.

Clarice Maria de Barros e Antônia Rosa Santana, produtoras da Horta Terra Coração, localizada no Cabo de Santo Agostinho, levaram para a feira plantas, pimentas, alface, quiabo e diversas hortaliças orgânicas cultivadas por elas ao longo do ano. "Comercializamos para a comunidade da região, mas onde mais vendemos nossos produtos é aqui na feira. Em cada edição, conseguimos vender quase toda nossa produção. O projeto é muito importante para ajudar na nossa renda" comenta a agricultora Antônia Santana.

MG 9182

Participaram do evento agricultores e artesãos das comunidades de Massangana, Vila Nazaré, Vale da Lua, Gaibu, Engenho Algodoais, Vila Claudete, Vila Dois Irmãos, Engenho Boa Vista, Vila Cepovo, Assentamento Valdir Ximenes e Assentamento Bruno de Albuquerque Maranhão.

Em 2018, foram executadas outras seis edições, sempre com temas ligados ao mês de realização e uma atração musical. Este mês, o evento foi animado pelo sanfoneiro Ricardo Lima. Nesta edição, mais de 250 pessoas circularam pela feira.

O Tô na Feira é uma ação idealizada e organizada pela Coordenadoria de Assistência Social da Diretoria de Gestão Fundiária e Patrimônio de Suape, com o apoio da Diretoria de Administração e Finanças, coordenadorias de Comunicação e Gestão Fundiária e Condominial.

Fotos: Danielle Coutinho

DSC04254