Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape discute economia circular com empresas do setor de moda e tecnologia

Suape discute economia circular com empresas do setor de moda e tecnologia

|    Meio Ambiente

foto economia circular1

Descarte de lixo eletrônico, moda sustentável e o despertar das empresas para a economia circular e a logística reversa. Estes foram os assuntos do debate “Economia circular e logística reversa no território de Suape”, realizado nesta quinta-feira (6/6), no quarto dia da programação da Semana de Meio Ambiente de Suape.

O debate foi comandado pelo diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti e contou com a participação de Gustavo Frutuoso, da Empesa; Domingos Sávio, da Reeecicle – Inovação e Inteligência em Reciclagem; e Marcos Queiroz, da Refazenda. Na plateia estavam os colaboradores de Suape e alunos do curso “Educação Ambiental para Preservação do Nascer das Águas”, do Projeto de Pedagogia Ambiental de Suape.

foto economia circular2

A conversa foi iniciada pela Empesa, que apresentou um balanço dos serviços de coleta dos resíduos sólidos realizados em Suape. A empresa recolhe os resíduos gerados nos prédios e áreas públicas de Suape como o Centro Administrativo, guaritas, Torre de Controle, Prédio da Autoridade Portuária, Centro de Treinamento e nos cais públicos do porto. A Empesa chega a coletar, em média, 365 kg de materiais diariamente. Em 2018, foram coletados 112 mil kg de resíduos. Deste total, 12% foi destinado para cooperativas de reciclagem.

De acordo com Domingos Sávio, existe um grande potencial na reutilização de resíduos eletrônicos e, esse universo pode ser melhor explorado pelas empresas. “Numa análise básica, a cada 10 computadores doados para a nossa empresa, três são consertados para utilização normal, outros três são doados para projetos de robótica e os demais passam por um processo de metareciclagem, sendo reaproveitados na criação de novos produtos, que, inseridos na cadeia de consumo, diminuem o impacto ambiental”, pontuou. O administrador da Reeecicle ainda ressaltou que, quanto mais parcerias se firmam, menos lixo eletrônico é descartado de maneira inconsciente.

Já Marcos Queiroz, diretor de Operações da Refazenda, empresa que atua no segmento da moda sustentável há quase 30 anos, unir os fatores social, ambiental e capital são os principais desafios enfrentados no seu negócio. “Utilizamos 100% da matéria prima e prezamos pela qualidade dos nossos produtos. Além do desafio de produzir com excelência, sabemos da importância do capital humano. Não somos uma empresa meramente de moda. Somos uma empresa de comportamento que comunica sustentabilidade através de produtos sustentáveis. Precisamos estimular mais negócios que pensem no ciclo completo sem deixar problema para outros segmentos resolverem”, comentou.

O diretor Carlos Cavalcanti ressaltou o desafio da empresa Suape de criar mais sinergia entre as ações práticas e ambientais, focando no universo 4.0. “Nós estamos fazendo uma ressignificação dos processos ambientais na empresa. Precisamos agir e nada mais justo do que a Semana de Meio Ambiente para discutir os desafios da sociedade e do meio ambiente pensando as futuras gerações e a nossa também”, pontuou.