Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Segundo dia da Semana de Meio Ambiente de Suape é marcado por plantio de mudas no Engenho Tiriri - Suape

|    Meio Ambiente

IMG 7984

Uma área de transição entre a mata e o mangue, com substrato arenoso e argiloso. Esta foi a área de restinga escolhida no Engenho Tiriri, no Cabo de Santo Agostinho, para o plantio de 15 espécies diferentes de mudas. A ação, realizada nesta terça-feira (04), fez parte da programação da Semana de Meio Ambiente de Suape, que vai até a próxima sexta-feira (07) e é coordenada pela equipe da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Complexo. O intuito foi garantir a preservação ambiental na área com a participação de públicos com os quais Suape interage, como pescadores e alunos do Projeto de Pedagogia Ambiental.

"A ação de hoje é muito importante de um ponto de vista integrador, pois estamos aqui com a participação dos pescadores do entorno e com alunos dos cursos do Projeto Pedagogia Ambiental. Dentro da questão ambiental, esse evento é importante, pois plantar arvores é algo muito nobre e nós estamos fazendo algo nobre hoje", disse o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti.

IMG 8070

Quem participou aprovou a ação que disseminou a informação do plantio correto de mudas e que pode ajudar a preservar o futuro de uma região. "A iniciativa vai gerar um benefício imenso para todos nós e futuramente para os nossos filhos", ponderou o pescador Jenerson José da Silva. Foram plantadas 330 mudas numa área de dois mil metros quadrados.

Não é de hoje que Suape vem atuando na capacitação de pessoas na área ambiental. Durante o plantio, Alfredo Ferraz, ex-aluno do Projeto Pedagogia Ambiental, agradeceu pelo conhecimento adquirido ao longo dos anos de 2017 e 2018, que o ajudou em sua vida profissional. "Participar dos cursos foi um despertar ambiental. Através deles, pudemos replicar o aprendizado e inauguramos a compostagem e a sementeira do município de Sirinhaém", disse Alfredo, que é funcionário da Secretaria de Meio Ambiente daquele município.

As espécies de mudas escolhidas para o plantio são provenientes da Mata Atlântica e cultivadas no Viveiro Florestal de Suape. O espaço conta com 76 espécies. Para o plantio na área de restinga, foram usadas as espécies: amescla- de-cheiro, angelim, aroeira-da-praia, brasa-apagada, cupiúba, embiriba, estradador, jenipapo-bravo, ingá, murici, mutamba, orelha-de-burro, oiti-da-praia, pau-brasil e sucupira.

IMG 7972