Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Complexo de Suape comemora Semana do Meio Ambiente com programação variada

Notícias

Complexo de Suape comemora Semana do Meio Ambiente com programação variada

|    Meio Ambiente

Suape por Rafa Medeiros mata

Com o tema "Suape em Ação Sustentável", a administração do Complexo Industrial Portuário de Suape realiza, de 03 a 07 de junho, mais uma Semana do Meio Ambiente. Neste ano, a programação engloba diversas atividades com a participação das comunidades, estudantes, colaboradores de Suape e parceiros. Estão previstas atividades ao ar livre, como plantios; palestras; lançamento de campanha interna para redução do consumo de copos descartáveis; inauguração do Centro de Prontidão Ambiental na área portuária; assinatura de convênio para realizar estudos visando a criação de três unidades de conservação e debate sobre economia circular e logística reversa no território de Suape.

A abertura da semana será na próxima segunda-feira (03). O presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, recebe as empresas do complexo, colaboradores internos e parceiros no auditório do Centro Administrativo, a partir das 9 horas, para fazer o lançamento do Boletim da Qualidade Ambiental do Porto de Suape. O instrumento é mais um passo de transparência da gestão relativo às ações ambientais, garantindo o acesso às informações públicas. Nele, vão ser publicados os resultados do monitoramento ambiental, apontando os aspectos relativos à qualidade de água e do sedimento, além da caracterização da biota marinha. O primeiro dia será encerrado com apresentações sobre o funcionamento do Centro de Prontidão Ambiental (a ser inaugurado no dia 05) e sobre os resultados dos monitoramentos ambiental e meteoceanográfico.

Na terça-feira, será realizada atividade com a comunidade pesqueira e estudantes do Projeto de Pedagogia Ambiental de Suape pela manhã. A programação contempla o plantio de 300 mudas de espécies frutíferas em área de restinga no Engenho Tiriri e deve reunir cerca de 50 pessoas. A área a ser recuperada possui dois mil metros quadrados. Outro plantio voluntário está programado para o dia 05/6, mas desta vez com 500 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica e envolvendo os colaboradores da administração de Suape. A área a ser restaurada fica no Engenho Algodoais, dentro da Zona de Preservação Ecológica, e tem três mil metros quadrados. As mudas utilizadas nos plantios foram produzidas no Viveiro Florestal de Suape.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, e terceiro dia da programação, o Porto de Suape ganhará seu novo Centro de Prontidão Ambiental – Base Mar. O equipamento está sendo instalado no Cais 0, na área portuária, e vai contar com nova estrutura de atendimento de resposta a emergências envolvendo incidentes com derramamento de óleo no mar. O centro funcionará 24 horas por dia e garantirá mais rapidez e qualidade no atendimento em caso de eventos dessa natureza, que, embora não tenham registros de ocorrências de grande porte em Suape, são passíveis de acontecer em uma área portuária. O serviço já funciona atualmente, mas na Praia de Suape e com estrutura menor. A inauguração acontece às 9 horas.

No penúltimo dia, será realizado debate sobre economia circular e logística reversa no território de Suape. Foram convidadas as instituições Empesa, Centro de Recondicionamento de Computadores Marista e Refazenda para abordar ideias e oportunidades e apresentar seus casos de sucesso. As palestras começam às 9 horas, no auditório do Centro Administrativo de Suape.

Na sexta-feira (07), será lançada a campanha interna de sustentabilidade "Consumo Zero" para redução do uso de copos descartáveis, papel, água, energia e plástico. O objetivo da campanha é de despertar a conscientização ambiental dos colaboradores não só no ambiente de trabalho, mas também em casa.

O encerramento da semana será com a assinatura de convênio entre a administração de Suape e a Fadurpe para elaboração de diagnóstico socioeconômico e ambiental visando a criação de três unidades de conservação (UCs). As UCs a serem criadas serão Cocaia, Ilha dos Martins e Tiriri com objetivo de preservar esses remanescentes que se encontram vulneráveis às ações de degradação e invasão. O estudo vai apontar qual o Plano de Manejo adequado a cada área e a categorização das UCs. A assinatura do documento acontece às 9h30, no auditório do Centro Administrativo.

"Nesta edição da Semana de Meio Ambiente, queremos mostrar o quanto o Complexo de Suape está atento à questão da preservação ambiental e vem desenvolvendo ações de sustentabilidade. Estamos buscando parcerias com instituições acadêmicas, de pesquisas, com as empresas, comunidades e todos aqueles que estão próximos ao Complexo para que juntos possamos construir projetos cada vez mais sustentáveis", comentou o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti.

SERVIÇO

Semana de Meio Ambiente de Suape
De 03 a 07 de junho de 2019

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (03/6)
9h – Abertura – Leonardo Cerquinho, presidente de Suape
9h15 – Lançamento do Boletim de Qualidade Ambiental do Porto de Suape – Carlos Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente Sustentabilidade de Suape

Palestras
9h30 – Monitoramento da Biota Marinha e Estuarina
10h – Centro de Prontidão Ambiental (Base Mar)
10h30 – Monitoramento Meteoceanográfico

Local: Auditório do Centro Administrativo de Suape

Terça-feira (04/6)
8h30 – Recuperação de restinga com plantio de espécies frutíferas

Local: Engenho Tiriri – Cabo de Santo Agostinho

Quarta-feira (05/6)
9h – Inauguração do Centro de Prontidão Ambiental (Base Mar)

Local: Cais 0, no Porto de Suape

10h30 – Plantio voluntário de espécies da Mata Atlântica

Local: Engenho Algodoais – Cabo de Santo Agostinho

Quinta-feira (06/6)
9h – Debate – Economia Circular e Logística Reversa no Território de Suape: ideias e oportunidades

Local: Auditório do Centro Administrativo de Suape

Sexta-feira (07/6)
9h – Lançamento da campanha "Consumo Zero" – Leonardo Cerquinho, presidente de Suape
9h30 – Assinatura de convênio com Fadurpe para criação de três Unidades de Conservação.

Local: Auditório do Centro Administrativo de Suape

*Para participar da inauguração do Centro de Prontidão Ambiental, os interessados devem enviar Nome, RG e CPF para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para serem autorizados a acessar a área portuária.

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei