Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape realiza seu primeiro match Day com startups

Suape realiza seu primeiro match Day com startups

|    Institucional

Evento é o primeiro realizado por um porto público e busca trazer soluções tecnológicas. A iniciativa acontece no Porto Digital na próxima sexta-feira (31).

SUAPE DRONE 2019 9

Como porto mais importante do Norte e Nordeste do país, a administração do Complexo Industrial Portuário de Suape tem uma preocupação constante com a qualidade dos serviços oferecidos àqueles que utilizam o porto como ponto de chegada e partida de mercadorias. Preocupação que gera uma busca incessante por soluções cada vez mais práticas, que prezem pelo baixo custo, uso das ferramentas tecnológicas e da inovação para otimizar processos e solucionar possíveis problemas e gargalos.

Pensando nisso, o Complexo de Suape realizará, na próxima sexta-feira (31), no Porto Digital, o primeiro Suape Match Day, evento promovido pela Softex com co-realização do porto e apoio do Ecossistema de Tecnologia do Estado através do Porto Digital, Assespro, Softex, Seprope e Manguezal. A iniciativa tem como objetivo aproximar startups e empresas de TIC daquelas empresas instaladas no Complexo de Suape, para trazer soluções tecnológicas e discussões sobre temas específicos que girem em torno da inovação. A participação no evento será restrita aos convidados.

Confirmaram presença as empresas Tecon Suape, Pamesa, Localfrio, Frompet, Concessionária Rota do Atlântico e 25 startups. A academia também estará presente no Match Day, representada pelas universidades públicas do estado. Participam Geraldo Maia, coordenador de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual da UFPE; Rafael Alves, presidente da Comissão de Relações Institucionais das Engenharias da UFRPE, e Bruno Fernandes, docente da UPE. Marcelo Medeiros, presidente da Federação de Empresas Juniores do Estado de Pernambuco (Fejepe) também comparecerá ao evento.

O Suape Match Day é a primeira iniciativa articulada pelo novo setor criado pela atual gestão do atracadouro. O Departamento de Inovação já trabalha analisando contextos, identificando desafios e oportunidades, para propor inovações em todas as áreas de Suape. “Com a quantidade de desafios que temos em Suape, podemos fazer várias conexões com empresas inovadoras e startups importantes do país. Muitas vezes nem nós sabemos, nem eles sabem que um determinado serviço ou nova solução existe para resolver problemas relevantes. Vamos identificar os desafios e conectar os atores com potenciais soluções”, disse Ed Dantas, gerente de Inovação de Suape.

A programação será dividida em dois blocos. A parte da manhã será inteiramente voltada à apresentação de painéis com soluções que serão mostradas às empresas de Suape. A abertura do evento terá a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, em parceria com a equipe da Softex. A tarde será dedicada a um contato mais próximo entre as startups e as diretorias da administração de Suape. Nesse espaço, as duas partes buscarão encontrar alternativas para os gargalos apresentados e já previamente identificados pelo Departamento de Inovação de Suape, como a gestão de resíduos e a economia circular, a cadeia de fornecedores e clientes, o branding e a promoção de empresas e marcas, entre outros temas.

Para o presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho, o evento é a oportunidade perfeita para juntar toda a expertise do Porto Digital à necessidade de novas ferramentas que aumentem a excelência do trabalho desenvolvido no Porto de Suape. “Pernambuco conta com dois equipamentos de referência nacional: o Porto Digital e o Porto de Suape, com grande potencial de sinergia entre si. O Match Day inaugura o primeiro evento de muitos que irão aproximar Suape e Porto Digital no sentido de trazer mais eficiência ao porto e projetar startups”, explicou Cerquinho.

Data: 31/05/2019

Suape Match Day