Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Segurança do trabalho é tema de fórum preparatório em Suape - Suape

Notícias

Segurança do trabalho é tema de fórum preparatório em Suape

|    Porto

foto forum suape

O Complexo Industrial Portuário de Suape recebeu, nesta terça-feira (02), o Fórum Preparatório para o V Congresso Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de junho no Mar Hotel, em Boa Viagem - Recife. O objetivo principal do congresso será o de socializar as experiências exitosas sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho no âmbito portuário. A abertura do fórum foi feita pelo diretor de Gestão Portuária de Suape, Paulo Coimbra, que enfatizou a importância de discutir o assunto. "Segurança é um tema que nunca poderá estar em segundo plano", disse.

Entre os participantes da mesa de discussão estiveram o diretor da Fundacentro Pernambuco, Maurício Viana, o presidente do Sindicato dos Estivadores de Pernambuco, Josias Santiago, e o diretor do OGMO/Suape, João Poggi.

Em seguida, Hélio Lopes, educador da Fundacentro, apresentou um pouco da estrutura da instituição e falou sobre os preparativos para o congresso. “Saúde e segurança do trabalho são temas importantes e indispensáveis em locais portuários. Devem fazer parte da agenda das empresas, dos trabalhadores e da sociedade. Fazendo um histórico das edições anteriores do congresso, nós estamos pela primeira vez saindo do eixo Sul e Sudeste. Pernambuco é o primeiro estado do Nordeste a abraçar o evento”, ponderou.

A palestra principal foi ministrada pelo engenheiro e tecnologista da Fundacentro, Antonio Carlos Garcia Júnior, autor do “Manual Técnico de Segurança e Saúde nos Trabalhos Portuários”. Ele falou sobre os riscos de acidentes em ambientes portuários tanto dentro quanto fora do navio, principalmente no manuseio de máquinas e equipamentos. “Para o manuseio de máquinas é muito importante que os operadores façam cursos e atualizações juntos para que possam trabalhar na mesma linguagem”, destacou. Garcia pontuou, ainda, que fatores psicológicos e até culturais dos trabalhadores podem influir para a ocorrência de acidentes.

O presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, encerrou o Fórum compartilhando sua experiência tanto na gestão pública quanto na iniciativa privada. “Pelas experiências que já tive, percebi o quanto a cultura da segurança do trabalho pode ser alcançada com disciplina”, pontuou. Em seguida, agradeceu aos presentes e destacou a importância e a relevância do tema. “Gostaria de agradecer à Fundacentro pela oportunidade de trazer esse debate para dentro de Suape, porque é falando sobre segurança do trabalho que vamos conseguir chamar mais atenção sobre esse ponto e melhorar cada vez mais", concluiu.

O público presente foi composto por profissionais da área portuária e segurança do trabalho, estudantes de graduação e pós-graduação, além dos representantes e colaboradores das empresas da área do Porto Organizado e da administração de Suape.

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5005

canaldedenuncia@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei