Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Porto de Suape realiza Simulado Anual do Plano de Emergência Individual

Notícias

Porto de Suape realiza Simulado Anual do Plano de Emergência Individual

|    Meio Ambiente

equipe 722O Complexo Industrial Portuário de Suape realizou, na manhã da última quarta-feira (12/12), o Simulado Anual do Plano de Emergência Individual (PEI), no Cais de Múltiplos Usos (CMU). O cenário testado neste ano incluiu o derramamento de óleo lubrificante durante o procedimento de transferência de um tonel/bombona para a embarcação, causado pela ruptura do recipiente, levando ao derramamento do produto no Cais, no convés da embarcação e no mar.

A empresa Hidroclean/Brasbunker, contratada pelo Porto de Suape, foi acionada para realizar todo o atendimento no mar e terra para conter o vazamento. O objetivo da ação foi de testar não somente os aparatos e equipamentos utilizados durante o procedimento de resposta a uma emergência envolvendo derramamento de óleo e derivados no compartimento aquático, mas também testar o fluxo de comunicação durante um incidente na área portuária.

1 722O resultado do simulado foi muito satisfatório. Em poucos minutos, foi montado um cerco com barreiras de contenção para reter a mancha, com posterior simulação de recolhimento do óleo com o uso de um Skimmer, além de um segundo cerco preventivo. Em paralelo, a Hidroclean utilizou o kit SOPEP para contenção do derramamento sob o cais, bem como a equipe presente no rebocador, para contenção sob o convés da embarcação. Durante todo o processo, a equipe da Coordenadoria de Controle Ambiental de Suape cronometrou e verificou o passo a passo da operação.

Para Manuel Neri, representante da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), “o treinamento foi muito organizado, o cenário foi bem adverso e a equipe fez um bom trabalho, nos deixando bem tranquilos”. Ericka Farias, técnica em Regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), falou que o simulado é muito importante, pois quando acontecer uma situação real, todos já sabem como agir. “Foi tudo tranquilo, o que foi proposto, ocorreu. O momento de errar é aqui no treinamento e a proposta do simulado foi totalmente realizada”, ressaltou Gilvânia Morais, do IBAMA.

3 722Participaram do simulado a equipe técnica da Gerência de Controle Ambiental de Suape, a empresa de rebocadores Smith e a transportadora Macan, além de representantes dos órgãos ambientais CPRH, IBAMA, ANTAQ, Defesa Civil de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho.

LEGISLAÇÃO - O PEI é uma exigência da Lei nº 9.966, de 28 de abril de 2000 (art.7º), onde consta que “Os portos organizados, instalações portuárias e plataformas, bem como suas instalações de apoio deverão dispor de Planos de Emergência Individual (PEI)”. Além disso, está embasado pela Portaria nº 104/2009 da Secretaria Especial de Portos e pelo Índice de Desempenho Ambiental (IDA), da ANTAQ.

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5005

canaldedenuncia@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei