Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Complexo de Suape realiza III Seminário de Meio Ambiente - Suape

Complexo de Suape realiza III Seminário de Meio Ambiente

|    Meio Ambiente

18

Por Grace Souza

O Complexo Industrial Portuário de Suape realizou a terceira edição do Seminário de Meio Ambiente, ontem (5/7), no Hotel Vila Galé, no Cabo de Santo Agostinho. Este ano, o evento recebeu o tema “Suape: Eixo do desenvolvimento econômico, social e ambiental na perspectiva do uso sustentável”. Durante todo o dia, palestras abordaram questões ambientais e sustentáveis proferidas por profissionais e acadêmicos renomados. O presidente de Suape, Carlos Vilar, comandou a cerimônia de abertura do Seminário. Em sua fala, o gestor agradeceu a presença de todos e disse que as informações repassadas pelos expositores “são muito valiosas e serão utilizadas por nosso pessoal da área de meio ambiente para poder trabalhar com mais conhecimento”. Na plateia, estavam presentes todos os diretores de Suape, autoridades convidadas, acadêmicos, pesquisadores e colaboradores das empresas do Complexo Industrial Portuário.

20

Abrindo a rodada de palestras, o vice-presidente de Suape, Marcelo Bruto, apresentou o Relatório de Sustentabilidade 2017, que foi elaborado pelos colaboradores de Suape, com apoio de todas as diretorias da empresa. O principal destaque foi o recorde na movimentação de cargas. Outras ações foram desenvolvidas em relação à atividade-fim da empresa ao longo do ano, como acordos de cooperação com importantes portos, participação de feiras e eventos, parceria com órgãos e instituições, além do Projeto de Consolidação de Cargas para Exportação, que visa facilitar a exportação de mercadorias de pequenos produtores.

Bruto destacou, ainda, as principais ações ambientais de 2017 como os programas de monitoramento e controle ambiental na área portuária, os planos de contingência, a elaboração da agenda ambiental de Suape, a capacitação de 475 alunos nos cursos de Pedagogia Ambiental, ampliação do Projeto da Coleta Seletiva e reforma no Viveiro Florestal de Suape.

Em seguida, o professor da UPE Helder Henrique Diniz falou sobre a complexidade da “busca de uma cadeia de suprimentos sustentável: um desafio empresarial”. Encerrando as palestras da manhã, o diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Eduardo Elvino, discorreu sobre “Os avanços e desafios na perspectiva do controle ambiental do Complexo Industrial Portuário”.

A programação o III Seminário de Meio Ambiente continuou à tarde com a apresentação do coordenador de Sustentabilidade da UFRPE, Walber Santana, sobre “A combinação das políticas de comando e controle com as de fomento na busca pela sustentabilidade”. Em seguida, encerrando o ciclo de palestras, a professora doutora Simone Souza, convidada especial do evento, proferiu a palestra magna do evento – “Suape: eixo do desenvolvimento econômico, social e ambiental na perspectiva do uso sustentável”.

23

Ao final do evento, a diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Michelle Gomes, presidiu as entregas de homenagens aos parceiros do meio ambiente. Foram agraciadas entidades que realizaram ações de grande relevância para a área ambiental: Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), Comando Militar do Nordeste do Exército Brasileiro e a CPRH.

“Este evento teve como importância mostrar ao público externo, sobretudo às academias, empresas e órgãos intervenientes, como trabalhamos a questão da sustentabilidade na Diretoria de Meio Ambiente e em todo o território de Suape, desde o portuário até o complexo industrial. Procuramos abranger vários temas dentro dos três eixos: ambiental, social e econômico, que constituem os três pilares da sustentabilidade”, conclui a diretora Michelle Gomes.

Equipe DMS