Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Palestra sobre sustentabilidade abre Semana de Meio Ambiente em Suape - Suape

Palestra sobre sustentabilidade abre Semana de Meio Ambiente em Suape

|    Meio Ambiente

materia site

Por Priscila D'arc

Com o tema “Porque as empresas devem ter uma agenda de sustentabilidade? ”, o presidente do Conselho de Pesquisa do Nordeste, Severino Ribeiro Pinto, ministrou palestra durante a manhã do segundo dia da Semana de Meio Ambiente, que acontece entre os dias 18 a 21 de junho no Centro Administrativo de Suape.

O objetivo foi de apresentar reflexões em torno da preservação de importantes ecossistemas e a relação que as empresas têm atualmente com o meio ambiente. “O investimento em meio ambiente não é mais um diferencial, as empresas precisam estar atentas ao meio ambiente, criando uma agenda ambiental efetiva que seja estratégica”, disse.

Durante a palestra, Severino mostrou exemplos de grandes projetos que conectam as empresas e o meio ambiente e também de instituições criadas para auxiliar essas grandes empresas na criação de projetos. Neste último caso, um dos modelos foi o Conselho Empresarial de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que é uma estrutura de governança que funciona através de câmaras temáticas, com objetivo de ajudar na criação dessas agendas. “É importante investir nessa agenda para captar mais negócios e melhorar a imagem”, disse o palestrante.

Durante sua apresentação, Severino destacou a mudança do público que recebe esses conteúdos empresariais e que a visão das empresas também muda com o passar dos anos. “Cinquenta e três por cento dos CEOs das empresas da América Latina reconhecem a biodiversidade como uma área que deve ter atenção. As pessoas estão começando a querer consumir produtos e também a estar perto de empresas ligadas à biodiversidade”, completou.

No final da manhã a mascote da Empresa Suape, Suapito, subiu ao palco e foi apresentado a todos pela Diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Michelle Souza, que também fez os agradecimentos finais. “Primeiramente gostaria de agradecer a Deus e ao carinho que as pessoas da nossa diretoria estão colocando neste evento. É um trabalho árduo e dá certo graças ao empenho de todos”, disse.

No período da tarde a programação teve continuidade com a apresentação de parceiros e empresas que prestam serviço a Diretoria de Meio Ambiente do Complexo Industrial Portuário de Suape. Os colaboradores da empresa Suape puderam conhecer de perto as atividades exercidas pelo Exército do Brasil, do Instituto Monã e da Empesa, que apresentaram detalhes e resultados das ações desenvolvidas no setor.

A primeira equipe a se apresentar foram membros do Exército do Brasil que atuam no Parque Metropolitano Armando Holanda de Cavalcanti e na Vila Nazaré. A parceria possibilita que as equipes possam acompanhar visitas institucionais para conhecer trilhas e espaços e, também atuar no monitoramento das trilhas desses locais. O trabalho desenvolvido pela equipe ajuda na manutenção e cuidado com o patrimônio histórico de Suape.

A segunda apresentação da tarde ficou à cargo do Instituto Monã que atua diretamente no Projeto de Pedagogia Ambiental de Suape com o objetivo de promover cursos de capacitação para estudantes da região. De acordo com pesquisa apresentada pelo Instituto realizada com 220 pessoas contatadas e que passaram pelos cursos do Projeto de Pedagogia Ambiental, o aprendizado abriu o olhar de mais da metade dessas pessoas que praticam diariamente os ensinamentos dos cursos.

A última apresentação do dia ficou sob o comando da Empesa, que atua na empresa Suape para tratar os resíduos recicláveis entre plásticos comuns, papéis, metais e pneus apresentou seus números. O material coletado pela Empesa é encontrado nos pontos de coleta do Centro Administrativo, guaritas, Torre de Controle, prédio da Autoridade Portuária, Centro de Treinamento e Cais Público. De acordo com dados divulgados pela Empesa em sua apresentação, atualmente existem 30 pontos de coleta espalhados pelo território. Em 2017 foram 110 mil kg de resíduos coletados e 18% deste total destinado para reaproveitamento.

Todo material recolhido é destinado para a Central de Triagem de Resíduos Sólidos (CTRS) de Suape localizada no Porto Organizado de Suape. A central está em operação desde 2011 e tem papel fundamental para a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos, além de melhorar o aproveitamento dos materiais recicláveis. A empresa Suape também conta com os profissionais de serviços gerais que, periodicamente, participam de capacitações oferecidas pela equipe de educação ambiental para recolher os materiais, previamente, separados pelos colaboradores do Complexo.