Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape apresenta versão final do PDZ durante 40º reunião do CAP - Suape

Suape apresenta versão final do PDZ durante 40º reunião do CAP

DSC01712

Jéssica Lima

Durante a 40º reunião do Conselho da Autoridade Portuária de Suape (CAP Suape), realizada sexta-feira (11), os conselheiros foram apresentados à versão final do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) de Suape. Em sua fala, o Diretor de Planejamento e Gestão, Jaime Alheiros, apresentou o status do Plano. O PDZ tem o objetivo de otimizar o uso da infraestrutura existente e nortear as atividades da Autoridade Portuária e das empresas arrendatárias para os próximos anos.

“Temos um plano com ações de curto, médio e longo prazo para a poligonal do Porto Organizado de Suape. Este tipo de planejamento precisa ser revisto e atualizado sempre. A indústria naval se renova e o porto precisa estar em sincronia com as mudanças do mundo”, pontuou, Jaime. O documento agora seguirá para avaliação na Secretaria Nacional de Portos.

Estiveram presentes na reunião o vice-presidente de Suape, Marcelo Bruto; os diretores do Porto, Paulo Coimbra e Jaime Alheiros; o presidente do Tecon Suape, Javier Ramirez, e Helano Gomes, Diretor de Negócios da Ultracargo.

O conselheiro e vice-presidente de Suape, Marcelo Bruto, também explanou para os conselheiros e representantes dos terminais de granéis líquidos, sobre o andamento do projeto de instalação dos pátios de triagem de veículos de Suape. A instalação dos pátios vai disciplinar e regulamentar os veículos de transporte de cargas que acessam a área portuária. Diariamente, o porto recebe cerca de 2 mil caminhões. Juntos, os investimentos das cinco empresas habilitadas somam R$ 67,6 milhões.

“Este é um dos principais projetos em andamento em Suape. Nosso objetivo é ter um sistema de agendamento central e integrado com todos os pátios para gerir este sistema com eficiência. Nossas equipes de tecnologia já iniciaram as conversas. Estamos há um ano discutindo esse projeto de forma transparente e acreditamos que é a solução certa para o tráfego de caminhões no porto”, comentou, Marcelo.

DSC01701

Durante o encontro, os membros do conselho também discutiram o balanço da movimentação portuária de março deste ano, cuja apresentação ficou a cargo do coordenador de Operações Portuárias da Diretoria de Gestão Portuária Felipe Fonseca. O Porto de Suape fechou março com os melhores números do ano, registrando 2,08 milhões de toneladas de carga (+3% em relação a 2017).

A movimentação mensal dos graneis líquidos também registrou os melhores números do ano, com 1,6 milhão de toneladas. O embarque e desembarque de veículos manteve bons números, registrando a contagem de 5.391 carros importados e exportados (+34% em relação a 2017).

O encontro foi finalizado com a despedida de Eduardo Perez, coordenador Geral de Projetos, Operação e Manutenção da Secretaria Nacional de Portos, que presidiu o conselho por mais de um ano. Eduardo deixa o posto no porto pernambucano para se dedicar à sua carreira na secretaria. “Resta-me agradecer por todo esse tempo, amizades feitas, trabalho desempenhado e me colocar à disposição sempre. Contem comigo na Secretaria Nacional de Portos”, agradeceu. Eduardo ficou conhecido por dar um caráter dinâmico as reuniões do CAP, realizando encontros itinerantes visitando as empresas instaladas no Porto Organizado de Suape.

Sobre o CAP
O Conselho da Autoridade Portuária (CAP) é um órgão consultivo da administração do porto, instituído em todos os portos organizados por força do art. 20 da Lei n° 12.815, de 5 de junho de 2013, com as competências fixadas no art. 36 do Decreto nº 8.033, de 27 de junho de 2013. É composto por três grupos: poder público, empresários e trabalhadores portuários, que possuem membros titulares e suplentes, reunindo-se periodicamente para sugerir políticas ao porto.

DSC01728