Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape lança concurso “O nascer das águas” para alunos de escolas municipais - Suape

Suape lança concurso “O nascer das águas” para alunos de escolas municipais

|    Meio Ambiente

DSC00172 722x405Jéssica Lima

O meio ambiente pelo olhar das crianças. Alunos do ensino fundamental I e II, estudantes das escolas municipais do território estratégico de Suape, localizadas em Moreno, Jaboatão dos Guararapes, Ribeirão, Escada, Sirinhaém, Rio Formoso, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho terão a oportunidade de participar do primeiro concurso “O nascer das águas”. A iniciativa está sendo coordenada pelo Complexo Industrial Portuário de Suape, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com as secretarias municipais de educação das oito cidades.

As inscrições já começaram e seguem até 11/05, diretamente na recepção da Secretaria Municipal de Educação do respectivo município, entre às 7h30 e 13h30. O resultado para as escolas será divulgado em 28/05. A solenidade de premiação ocorrerá em 4/06, na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, no auditório do Centro Administrativo de Suape.

“Mais de um bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à água potável e 2 bilhões de pessoas vivem sem saneamento básico, segundo informações da OMS (Organização Mundial da Saúde). À princípio, os números são impactantes e merecem uma reflexão sobre como estamos nos relacionamos com os recursos hídricos e como entendemos e compreendemos este bem tão precioso chamado água. Pensando em ampliar o conhecimento e a discussão sobre esse tema, elaboramos o primeiro concurso ambiental de Suape visando envolver os oito municípios pertencentes ao território estratégico, como forma de trazê-los para interagir com o Complexo de Suape”, explica Michelle Souza, diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape.

As escolas participantes serão selecionadas por meio das secretarias municipais de educação e, cada escola, fará sua seleção interna, por meio de uma comissão avaliadora formada por representantes ambientais de destaque na cidade e um representante de Suape.  O concurso será dividido em duas categorias: produção de imagens (colagem, cartaz, desenho e foto) e produção literária (poema, frases e cordel). Cada escola deverá inscrever um participante por categoria. Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar do Ensino Fundamental I e II de cada município, totalizando 48 alunos consagrados.

Os detalhes do concurso foram repassados aos secretários de educação de cada município participante, em reunião ocorrida no mês passado. A Coordenadoria de Educação Ambiental e Responsabilidade Socioambiental de Suape apresentou o projeto, oficialmente, para os representantes. Durante o encontro, foram definidos o regulamento do concurso, as comissões julgadoras, a premiação e a logística da ação. No dia 23/04, foi iniciada a divulgação entre as escolas municipais.