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Dia Nacional da Ética em Suape é marcado por lançamento do Programa de Integridade

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Por Jéssica Lima
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Na data em que se comemora o Dia Nacional da Ética, celebrado nesta quarta-feira (2/5), a administração do Complexo Industrial Portuário de Suape lançou o Programa de Integridade, Gestão de Riscos e Controles Internos. O evento foi escolhido para iniciar as comemorações dos 40 anos de Suape. O encontro foi comandado pelo vice-presidente, Marcelo Bruto, e contou com a palestra do professor Dr. Clóvis de Barros Filho, que conversou sobre Ética. Na plateia, estiveram presentes colaboradores da administração e das empresas do Complexo, além de autoridades.

O lançamento do Programa de Integridade é mais uma atividade complementar à adequação à Lei das Estatais (nº 13.303/2016), que entra em vigor a partir de 1º de junho. O programa é composto por ações e iniciativas que visam fortalecer a transparência corporativa e a combater atos de desvios, fraudes ou irregularidades, de forma a preservar uma conduta empresarial íntegra, no escopo de sua atuação e de seus dirigentes e colaboradores.

É no programa que os colaboradores podem encontrar, em um único documento, o Código de Conduta Ética; a Política de Patrocínios, Doações, Brindes, Presentes e Entretenimento; a Política Anticorrupção; a Política de Divulgação de Informações; a Política de Contratação de Terceiros; a Política de Transações com Partes Relacionadas da Empresa, e por fim, a Política de Gestão de Riscos e Controles Internos. O Programa de Integridade está disponível no endereço eletrônico www.suape.pe.gov.br.

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“É importante que este instrumento seja consultado constantemente e ter junto na mesa de trabalho no dia a dia. Passamos a incorporar dentro dos processos a metodologia que absorve as melhores práticas de governança”, defendeu Marcelo Bruto. O programa começou a ser elaborado em julho de 2017, logo após o lançamento do Código de Conduta Ética, que foi atualizado para constar no Programa de Integridade.

A presidente do Conselho de Ética de Suape, Giselle Conde, ressaltou a importância de valorizar instrumentos de gestão como o que começa a ser implantado pela empresa. “As empresas públicas precisam estabelecer diretrizes documentais, um conjunto de regras para cumprir a lei das estatais, e o debate diário desse conjunto de regras faz-se necessário para que todos os colaboradores possam aprender e entender a importância da ética no dia a dia profissional e pessoal. Por isso, este evento configura-se como um marco no amadurecimento institucional de Suape”.

A plateia atenta ainda conferiu a palestra de Clovis de Barros Filho. O professor é autor de vários livros na área como “A Vida Que Vale a Pena Ser Vivida” (em parceria com Arthur Meucci), “Somos Todos Canalhas” (em parceria com Júlio Pompeu), entre outros. “As normas de compliance terão tanto mais chances de se traduzirem na cultura da empresa quando elas já fizerem parte da cultura da empresa de alguma maneira. Na hora que você fizer um documento que representa os valores genuínos dos funcionários, e que se submete a uma apreciação e avaliação coletiva visando proporcionar o debate onde as pessoas se sintam concernidas, ouvidas e consideradas no final do processo, essas pessoas tenderão a lutar e a fazê-lo traduzir de maneira sincera”, comentou Clóvis.

OUTRA AÇÕES

Desde o início de 2017, a gestão de Suape vem incorporando adaptações e mudanças para atender à Lei das Estatais. Entre as medidas adotadas e já implementadas, estão o Código de Ética e Conduta (julho/17); a elaboração da Estratégia de Longo Prazo para os próximos cinco anos, com a definição da Missão, Visão e Valores da instituição; estabelecimento dos Objetivos e Iniciativas Estratégicos e o Plano de Negócios 2018 (dezembro/17), com indicadores e metas organizacionais. No mês passado, a empresa lançou o novo Regulamento de Contratações e Compras. Outros projetos já estão em andamento, como a revisão do Estatuto da Empresa e o Relatório de Sustentabilidade.

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