Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape destina mais de 3 toneladas de resíduos para reciclagem no 1º trimestre de 2018 - Suape

Jéssica Lima

No primeiro trimestre de 2018, a administração do Complexo Industrial Portuário de Suape coletou 3,2 mil kg de resíduos recicláveis entre plásticos comuns, papéis, metais e pneus. O material foi encontrado no Centro Administrativo, guaritas, Torre de Controle, prédio da Autoridade Portuária, Centro de Treinamento e Cais Público, áreas onde a coleta seletiva está sob a responsabilidade da empresa Suape. Reduzir a produção de resíduos sólidos e melhorar o aproveitamento do lixo produzido pela administração do Complexo são os principais objetivos do plano de Coleta Seletiva executado pela empresa.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental e Responsabilidade Socioambiental, Cintia Nogueira, tratar corretamente a geração e destinação final dos resíduos sólidos é primordial para minimizar os impactos ao meio ambiente. “A reciclagem gera empregos e renda para diversos trabalhadores, além de diminuir a quantidade de resíduos nos aterros sanitários. Uma ação realizada por vários atores, que tem que funcionar de forma organizada. Consideramos os resultados bastante positivos, uma vez que conseguimos reconduzir boa parte do lixo produzido pela empresa à cadeia produtiva”, ressaltou.

Todo material recolhido é destinado para a Central de Triagem de Resíduos Sólidos (CTRS) de Suape localizada no Porto Organizado de Suape. A central está em operação desde 2011 e tem papel fundamental para a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos, além de melhorar o aproveitamento dos materiais recicláveis. A empresa Suape também conta com os profissionais de serviços gerais que, periodicamente, participam de capacitações oferecidas pela equipe de educação ambiental para recolher os materiais, previamente, separados pelos colaboradores do Complexo.

No período em questão, 729 kg de papéis, 151 kg de metais e 580 kg de plásticos comuns foram destinados para a CTRS Suape, seguindo, posteriormente, para à Associação dos Agentes de Reciclagem do Ipojuca (Recicle), em Porto de Galinhas. Ao chegar à Recicle, o material é separado por cor e característica e destinado para revenda para empresas. O plástico é destinado para a frompet, o papelão para a Ondunorte e o metal para a Açonorte. “Essa parceria firmada com Suape é imprescindível. Além de ajudar o meio ambiente, colabora-se para a geração de renda de 15 trabalhadores da Recicle. A população é carente e o projeto reflete na sobrevivência e educação dessas famílias”, comentou David Araújo dos Santos, coordenador voluntário e criador do projeto Recicle.

Outros 1.372 kg de plásticos e embalagens de óleo foram destinados para o Programa Jogue Limpo, que são transportadas até uma das unidades de armazenamento da MB, empresa responsável pelo recolhimento do material. Nas unidades, as embalagens são conferidas e prensadas. Em seguida, são transportadas para recicladores licenciados. O material é transformado em novas embalagens, mangueiras de eletrodutos, entre outros produtos. Outros 455 kg de pneus seguiram para a Pneu Bus, que também trabalhou para o reaproveitamento adequado do material.

O Plano de Coleta Seletiva também contempla ações de educação ambiental desenvolvidas junto aos colaboradores, de forma a apoiar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), estabelecido no Plano Básico Ambiental (PBA) nº 19, do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Complexo de Suape. Com essa ação, a empresa estimula o reaproveitamento do lixo e promove a integração da inclusão social com a preservação ambiental, reduzindo a geração de resíduos sólidos.