Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Missão diplomática abre perspectivas de negócios com o Sudeste Asiático - Suape

Notícias

Missão diplomática abre perspectivas de negócios com o Sudeste Asiático

|    Porto

Asiaticos3

O Complexo Industrial Portuário de Suape recebeu, na tarde desta quarta-feira (7), a visita de embaixadores de seis países do Sudeste Asiático. A passagem do grupo pelo porto é parte integrante da missão diplomática da Associação das Nações do Sudeste da Ásia (Asean), que chegou a Pernambuco na última segunda-feira. Os representantes foram recebidos pelo presidente de Suape, Marcos Baptista, e por diretores do porto. A ideia é estreitar laços entre Suape e os respectivos países, abrindo possibilidades de novos negócios entre as duas partes nos próximos anos.

Antes da apresentação comandada pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Negócios, o presidente Marcos Baptista deu as boas-vindas aos embaixadores e falou da importância de ampliar a relação entre Suape e os portos da Ásia. “Hoje ainda temos uma movimentação pequena entre os nossos portos. Temos bastante espaço para ampliarmos essa relação. O porto tem uma série de novos projetos em andamento e esperamos que vocês possam ser nossos parceiros nesse momento de crescimento e recordes alcançados por Suape”, ponderou.

O coordenador de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Alberto Barros, e a coordenadora de Negócios Portuários, Tahiana Gurgel, falaram sobre os novos projetos desenvolvidos pelo porto e das vantagens competitivas apresentadas por Suape, como localização geográfica, profundidade e áreas para expansão. Durante a apresentação, os asiáticos também conheceram as principais operações realizadas no complexo portuário e os recordes alcançados por Suape, que o mantiveram na 5ª colocação do ranking nacional de movimentação de cargas entre os portos públicos e na liderança regional (N/NE).

Ao final da explanação, o embaixador do Vietnã, Sr. Do Ba Khoa, parabenizou Suape por seus 40 anos de história, reconheceu a força do porto pernambucano como vetor de desenvolvimento da região e reforçou a necessidade de avançar nas negociações com o Estado para ampliar a relação comercial com Pernambuco. “Temos um mercado bastante importante, com uma população estimada de 630 milhões de habitantes. Há muitos produtos da nossa região que podem ser trazidos e também há muito o que ser exportado para a nossa região. É imprescindível que incrementemos essa cooperação. São muitas as oportunidades”, salientou.

Asiaticos4

A encarregada de negócios de Cingapura, Chin Siew Fei, e o embaixador da Indonésia, Toto Riyanto, destacaram que seus países têm a intenção de investir no Brasil e que a passagem por Pernambuco poderá servir para dar início a esse processo. “Temos o segundo maior porto do mundo em movimentação de cargas em Cingapura, movimentando algo em torno de 400 milhões de toneladas por ano. Temos interesse de ampliarmos nossa relação com outros países da América Latina e podemos trabalhar para crescer juntos”, disse Siew Fei, mostrando especial interesse no calendário de atividades do futuro Tecon 2.

Ao final da visita, o presidente Marcos Baptista presenteou os integrantes da missão diplomática com peças de artesanato tradicionais de Pernambuco. A missão diplomática que visitou Suape nesta quarta-feira (7) foi representada por diplomatas do Vietnã, Mianmar, Indonésia, Tailândia, Cingapura e Filipinas. A Asean surgiu em 1967 com o objetivo de assegurar a estabilidade política e de acelerar o processo de desenvolvimento da região. Busca promover o desenvolvimento local através de programas de cooperação. Além dos países-membros já citados, fazem parte da Asean: Malásia, Brunei, Laos e Camboja.

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5000

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac acesso
logo 3