Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Projeto de Pedagogia Ambiental lança Portal do Aluno - Suape

Projeto de Pedagogia Ambiental lança Portal do Aluno

para materia site

Por Jéssica Lima

Os 380 alunos inscritos em 2018 nos cursos do Projeto de Pedagogia Ambiental (PEA) agora contam com uma página institucional para ter acesso a todo o seu material pedagógico, como aulas, apostilas e notas. O Portal do Aluno foi desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), com o apoio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Responsabilidade Socioambiental (CEAR), ligada à Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMS) do Complexo Industrial Portuário de Suape.

“Com o lançamento do Portal do Aluno, teremos a redução de custos de 100% com gastos de impressão de material didático. Agora, o aluno acessa o Portal e pode acompanhar todo o seu histórico. Tornamos o projeto autossustentável, prático e moderno”, comentou a diretora da DMS, Michelle de Souza.

Comandado pela administração do Complexo Industrial Portuário de Suape desde março de 2010, o PEA é parte integrante do Programa de Educação Ambiental, desenvolvido em atendimento ao EIA-RIMA de Suape, à Política Nacional de Educação Ambiental, ao Programa Nacional de Educação Ambiental e ao Programa Estadual de Educação Ambiental de Pernambuco.

Anualmente, o PEA oferece vagas para Cursos e Oficinas destinados às pessoas maiores de 16 anos, com formação mínima desejável no Ensino Médio e integrantes dos segmentos: Recursos Humanos da empresa Suape e das empresas instaladas no Complexo, comunidades locais, estudantes, professores, universitários, profissionais das administrações públicas federal, estadual e municipais, organizações da sociedade civil e demais interessados na temática ambiental.

Os conteúdos programáticos dos cursos e oficinas são relacionados ao desenvolvimento da Educação Ambiental, com enfoque nas questões socioambientais, conservação ambiental e recuperação dos recursos naturais de Suape. Os cursos e oficinas são gratuitos e propiciam ensino de qualidade, certificação, material didático (apostila, mídias e outros – agora, pelo Portal do Aluno) e transporte com saídas do centro do Cabo de Santo Agostinho e do centro de Ipojuca.

Em 2017, 570 novos alunos foram formados pelo PEA, distribuídos entre 19 turmas dos cursos Livre de Educação Ambiental; Pedagogia Ambiental; Gestão de Resíduos Sólidos; e o Curso Nascentes - Educação ambiental para conservação do nascer das águas.

A coordenadora da CEAR, Cíntia Nogueira, ressaltou a importância desses cursos na vida prática dos alunos. “Hoje em dia, apresentar soluções para os problemas ambientais é um dos desafios do mundo moderno e, nesse contexto, os profissionais com formação em Meio Ambiente ganham destaque. Ainda há quem pense que o campo de atuação deles está restrito aos órgãos de proteção da natureza e às Organizações Não Governamentais, mas a indústria é a maior empregadora desses trabalhadores”, reforçou.

Recém-chegado à empresa Suape, o engenheiro agrônomo, Patrick Romualdo Silva Maciel, 27 anos, acaba de se inscrever para a Oficina de Restauração Florestal do PEA e somará ainda mais conhecimentos ao seu currículo, podendo aplicá-lo no cotidiano do trabalho. “A oficina me integra ao Complexo Industrial Portuário de Suape, já que estou diretamente ligado à recuperação florestal. O curso terá aulas práticas no Viveiro Florestal de Suape e na área de restauração florestal. Além disso, poderei aprimorar e agregar ainda mais conhecimento com os demais profissionais, tanto alunos quanto os professores”, comemorou o aluno.

Clique aqui (200.196.188.82:8080/portal_aluno/login) e confira o novo Portal do Aluno.