Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Secretaria de Saúde de PE esclarece dúvidas sobre febre amarela - Suape

Notícias

Secretaria de Saúde de PE esclarece dúvidas sobre febre amarela

|    Porto

para materia site

Por Jéssica Lima

A administração da empresa Suape recebeu, na tarde da quarta-feira (28), profissionais da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES) para esclarecer dúvidas sobre a febre amarela aos colaboradores das empresas instaladas no Complexo Industrial Portuário de Suape e agentes de companhias marítimas. O encontro atende às normas do Plano de Contingência para Emergências de Saúde Pública de Suape, cujo território é considerado uma área de alerta, já que recebe navios de vários locais do país e do mundo.

Participaram do encontro representantes das empresas Copagáz, Nacional Gás, Terminal de Açúcar da Agrovia, Decal, M&G Polímeros, Termope, Companhia Petroquímica de Pernambuco (PetroquímicaSuape), Supergasbras, Localfrio, Refinaria Abreu e Lima, Temape e Bunge. Os colaboradores da empresa Suape também marcaram presença na palestra.

Durante o encontro, a coordenadora do Programa de Imunização Estadual da SES, Ana Catarina de Melo Araújo, esclareceu as principais dúvidas sobre o assunto e solicitou o levantamento da demanda de vacinas necessárias para serem aplicadas nos funcionários das empresas do Complexo. “A única forma de prevenir, é por meio da vacinação. Em Pernambuco, ela é recomendada apenas para pessoas que irão viajar para áreas de risco para febre amarela. Como áreas portuárias são consideradas áreas críticas, precisamos identificar a necessidade e partir para a prevenção”, comentou a coordenadora durante a palestra. A triagem será realizada pela SES com o apoio da Coordenadoria Executiva de Planos de Contingência da Diretoria de Gestão Portuária (DGP) de Suape.

De acordo com a segunda palestrante do dia, a técnica do Programa de Vigilância das Arboviroses da SES, Daniela Bandeira Anastácio, o Estado registrou quatro notificações de possíveis casos de febre amarela. “Dos quatro casos, três foram descartados e um caso foi confirmado. Em todas as situações, as suspeitas foram em pacientes que viajaram para áreas de risco e não se preveniram. Em Pernambuco, o ciclo urbano de febre amarela foi erradicado na década de 1930”, pontuou.

Para prevenir e combater epidemias, a administração de Suape segue as recomendações do Plano de Contingência e Emergência em Saúde Pública de Suape que está alinhado às diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os envolvidos no Plano, estão o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco (CBM/PE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as Secretarias de Saúde do Estado de Pernambuco e do município do Ipojuca. O plano prevê ações por meio do acionamento da Estrutura Organizacional de Resposta (EOR), coordenada pelo Posto Portuário da Anvisa.

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5000

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac acesso
logo 3