Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Prevenção contra febre amarela é tema de palestra em Suape - Suape

Prevenção contra febre amarela é tema de palestra em Suape

A febre amarela voltou a alertar os brasileiros. Muitos se questionam se precisam se vacinar para prevenir a doença ou por quanto tempo dura a vacina. São dúvidas importantes e cuidados que podem salvar vidas. Para conversar sobre estes e outros questionamentos dos funcionários das empresas instaladas no Complexo Industrial Portuário de Suape, a administração do porto receberá, na quarta-feira (28), o Dr. José Geraldo Matos de Morais, médico da Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco. O encontro atende às normas do Plano de Contingência para Emergências de Saúde Pública de Suape e acontecerá no auditório do Empresarial Porto de Suape – Governador Eduardo Campos, às 14h.

Na última semana, equipes da Coordenadoria Executiva de Planos de Contingência da Diretoria de Gestão Portuária (DGP) de Suape e da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Ipojuca vistoriaram áreas estratégicas do porto para avaliar possíveis pontos focais do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Durante a passagem, vetores foram recolhidos e enviados para análise. “Recebemos muitos questionamentos de funcionários das empresas de Suape via e-mail e acordamos que o ideal é reunir todo esse grupo para repassar a mensagem correta”, comentou Janaína Barros, coordenadora Executiva de Planos de Contingência da DGP.

O território de Suape é considerado uma área crítica, já que recebe navios de vários locais do país e do mundo. O Plano de Contingência e Emergência em Saúde Pública de Suape segue as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e Anvisa. Entre os envolvidos no Plano, estão o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco (CBM/PE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as Secretarias de Saúde do Estado de Pernambuco e do município do Ipojuca. O plano prevê ações por meio do acionamento da Estrutura Organizacional de Resposta (EOR), coordenada pelo Posto Portuário da ANVISA.

De acordo com a diretora de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Ipojuca, Juliana Serafim, a febre amarela é um assunto relevante para o território estratégico de Suape. “Embora a doença não tenha apresentado transmissão nas cidades, a prevenção é a melhor alternativa. Podemos nos prevenir eliminando e impedindo o surgimento de focos de mosquitos e, no caso de quem vai viajar para algum território com transmissão da febre amarela, procurar um posto de saúde, pelo menos 10 dias antes, com o comprovante de viagem para receber a vacina”, alertou.