Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape realiza simulado de mesa do Plano de Contingência para Emergências de Saúde - Suape

Plano site

Por Jéssica Lima

O Complexo Industrial Portuário de Suape, por meio da por meio da Coordenadoria Executiva de Planos de Contingência da Diretoria de Gestão Portuária (DGP), realizou, nesta quarta-feira (13), uma avaliação anual e um simulado de mesa do Plano de Contingência para Emergências de Saúde Pública de Suape. O encontro foi realizado às 10h, no Prédio da Autoridade Portuária (PAP). Participaram do encontro representantes das instituições Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Petrobras Transporte S.A. – Transpetro; Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco (CBM/PE) e Sindicato dos Operadores Portuários do Estado Pernambuco (Sindop).

O plano tem como objetivo estabelecer os protocolos, aprimorar o tempo de resposta e definir os papéis e atribuições dos envolvidos nos casos de suspeita de doenças infectocontagiosas na área portuária, que podem ocorrer nos navios, na área comum do porto ou nas empresas que integram o porto organizado. O documento define, ainda, as responsabilidades de cada área e a organização necessária, de modo a atender os casos integrando as ações, a prevenção e o controle dos processos epidêmicos.

“É preciso manter este plano eficiente e atualizado, para que, se houver alguma situação real, a equipe esteja automaticamente entendendo o seu objetivo e como colocá-lo em prática de forma segura e rápida”, comentou a coordenadora executiva dos Planos de Contingência de Suape, Janaína Barros.

O Plano de Contingência para Emergências de Saúde segue as exigências da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos Ministérios da Saúde e dos Portos, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Mercosul. “Recebemos, diariamente, navios com tripulação de diversos países. Nossa prioridade é estabelecer os protocolos adequados de atendimento para os casos suspeitos de doenças infectocontagiosas. É preciso saber o papel de cada órgão e ter um protocolo de procedimentos para garantir a segurança de todos”, reforçou a coordenadora.

AEDES AEGYPTI

Em janeiro de 2016, o Complexo Industrial Portuário de Suape uniu forças junto aos seus colaboradores no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, chikungunya e zika vírus. A ação integra as obrigações do Plano de Contingência de Emergências Públicas. Na época, uma equipe multidisciplinar formada por colaboradores da Empresa Suape e representantes da Prefeitura Municipal do Ipojuca visitaram as empresas do território repassando dicas e alertas sobre o mosquito. A campanha atingiu, ainda, o Porto de Suape focando nos caminhoneiros e o público local repassando dicas e alertas.

SIMULADOS

O Porto de Suape promove simulados, sistematicamente, onde testa, na prática, os procedimentos e as exigências de segurança tanto para a área portuária como para as empresas que atuam na área do Porto Organizado. Entre os planos realizados por Suape estão o Plano de Ajuda Mútua do Porto de Suape (PAM); o Plano de Emergência Individual do Porto de Suape (PEI) e o Plano de Controle de Emergência (PCE) do Porto de Suape.