Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Famílias recebem lotes de terra nos engenhos Sacambu e Ximenes - Suape

Notícias

Famílias recebem lotes de terra nos engenhos Sacambu e Ximenes

|    Comunidades

 

IMG 9126

Por Jéssica Lima

A administração de Suape realizou na manhã de terça-feira (7/11), o sorteio de lotes de terras destinados aos ex-moradores das zonas industriais ou de preservação ecológica do Complexo Industrial Portuário de Suape. Estiveram presentes no sorteio 25 famílias, ex-moradores da antiga Fazenda dos Trabalhadores, que compreendia os engenhos Pirajá, Tabatinga, Arendepe, Penderema, Conceição Nova e Bita. A implantação de assentamentos de Suape faz parte da política de gestão fundiária da administração do Complexo que, além de atender os agricultores, apresenta uma opção aos ex-moradores com perfil urbano: o Conjunto Habitacional Nova Vila Claudete.

Do total de famílias participantes da ação, oito foram destinadas para lotes situados no engenho Sacambu, no Cabo de Santo Agostinho; outras três para lotes no engenho Ximenes, em Barreiros e, três optaram por ganhar uma casa do Conjunto Habitacional Nova Vila Claudete. As 11 famílias restantes ainda irão decidir se querem morar na zona rural ou se optarão por ir para a zona urbana, integrando as famílias residentes do habitacional.

IMG 9210

Cada família receberá uma gleba de 5 hectares nos assentamentos. Os engenhos Sacambu, e Ximenes contam com área total de 457 hectares e 1.100 hectares, respectivamente. A dona de casa e agricultora Miriam Maria da Silva chorou ao sorteada entre e conquistar um dos terrenos do engenho Sacambu. “Eu morei 29 anos no engenho Tiriri. Hoje eu moro no Engenho Barbalho, no Cabo de Santo Agostinho mas, minha casa é pequena. É uma benção receber este terreno. Vou plantar banana, macaxeira e cana. Moro com meu esposo e meus seis filhos. Agora vou criá-los em Sacambu. Hoje minha vida é acordar e assistir televisão. Agora vou acordar plantar, e ganhar dinheiro com a lavoura. É um novo começo para todos nós”, comemorou.

No total, os projetos sociais de Suape já beneficiaram mais de 700 famílias. Destas, 126 receberam lotes de terra em Barreiros, 56 em Sacambu e outras 490 receberão uma casa no Conjunto Habitacional Nova Vila Claudete.  “A minha alegria é enorme em ver bons desfechos para essas famílias. Suape se comprometeu com essas histórias de vida. É um trabalho árduo que envolve toda a equipe da diretoria de Gestão Fundiária e Patrimônio, com o cadastramento, o acompanhamento de cada etapa e, por fim a entrega dos terrenos. Estamos satisfeitos com mais esta etapa concluída”, comentou, Sebastião Pereira Lima, diretor de Gestão Fundiária e Patrimônio.

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5005

canaldedenuncia@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei