Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Missão comercial argentina avalia possibilidades de negócio em Suape - Suape

Missão comercial argentina avalia possibilidades de negócio em Suape

|    Negócios

Danielle Coutinho 9

Por Thiago Neuenschwander

O Complexo Industrial Portuário de Suape recebeu, na manhã desta quinta-feira (3), uma comitiva de empresários da província argentina de Tucumán, localizada no noroeste do país vizinho. O grupo é parte de uma missão comercial que veio ao Estado conhecer as potencialidades econômicas de Pernambuco e Suape foi um dos pontos estratégicos escolhidos para a visita. A iniciativa foi viabilizada pela nova Câmara de Comércio Brasil-Argentina (Cambrar), inaugurada na semana passada, em evento que contou com a presença de Marcos Baptista, presidente do Porto de Suape, representando o governador Paulo Câmara.

Os argentinos conheceram as dependências da área portuária para avaliar a infraestrutura do Porto de Suape, de forma a viabilizar parcerias futuras entre O Estado de Pernambuco e a Província de Tucumán. A comitiva foi recebida pelo vice-presidente Marcelo Bruto, por membros da diretoria e da Coordenadoria de Desenvolvimento de Negócios, que fez uma apresentação ao grupo, apontando as vantagens e diferenciais de se investir em Suape. “Temos uma série de projetos engatilhados que podem contemplar novas parcerias. Já temos uma relação muito boa com a Argentina, principalmente na movimentação de contêineres,  veículos e na importação de trigo e estamos abertos para novos negócios”, salientou Marcelo Bruto.

Um dos responsáveis pelo grupo, o diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento Produtivo de Tucumán, Dirk Trotteyn, acredita que Suape reúne as características desejadas para parcerias. “Muito contente de ver que existe uma infraestrutura portuária para poder consolidar toda essa logística de comércio exterior. Suape é um porto de saída para os principais mercados do mundo. Os empresários agora vão avaliar as possibilidades. Nossa província está em um trabalho muito forte de exploração de novos mercados. Hoje temos uma carteira de 168 produtos que exportamos para 150 países. Por isso, acreditamos que essa interação com Porto de Suape seria bastante proveitosa”, ponderou.

Trotteyn acrescentou que o leque de possibilidades dessa relação é muito grande. “Não somente a parte da indústria de frutas, com nosso complexo agroindustrial do limão,  mas principalmente a parte de grãos. Tucumán é uma província pequena, mas tem uma diversidade produtiva muito ampla. Atividades como a produção de trigo, milho, grão-de-bico e feijão. A chia também é um produto que está muito presente. Também podemos pensar, sobretudo, em produtos não tradicionais, como blueberrys (mirtilo). Fora desse ramo alimentício, há outras áreas que são fortes em nossa província, como a de peças automotivas. São várias as possíveis áreas de interesse”, agregou.

A província de Tucumán se encontra localizada no noroeste argentino. Com abundantes recursos hídricos, a planície tucumana é percorrida pelo Rio Sali. As atividades produtivas mais importantes são a agroindústria açucareira e a citricultura (sobretudo de limões e produção de sucos), com forte presença no mercado internacional. Também se destaca pela produção de veículos utilitários, caminhões, peças, além de calçados esportivos e indústria têxtil.

Suape x Argentina
O Porto de Suape possui conexão direta com o porto de Zárate (porto fluvial localizado a aproximadamente 90 quilômetros de Buenos Aires na Argentina), enviando e recebendo diversos veículos. O Tecon Suape atende as linhas de longo curso da costa leste da América do Sul por meio das companhias marítimas Hamburg Sud, Aliança, CSAV, Hapag IIoyd e, Maersk. Estes armadores também atendem a Argentina.  Na importação, a principal mercadoria que chega a Pernambuco pelo Porto de Suape é o trigo com destino ao moinho da Bunge. Entre janeiro e junho de 2017, cerca de 200 mil toneladas de produtos foram importadas da Argentina pelo porto de Suape. Outras 90 mil toneladas foram destinadas ao país vizinho através do atracadouro pernambucano.

social social social social social